
O tempo firme e ensolarado que predomina em Santa Catarina nesta sexta-feira (12) e sábado (13) deve mudar a partir de domingo (14), quando a instabilidade volta a ganhar força no estado. A massa de ar seco, responsável pelas tardes quentes e madrugadas frias nos últimos dias, será enfraquecida pela atuação de ventos e sistemas de baixa pressão.
No domingo, a virada dos ventos para nordeste — com rajadas de até 70 km/h no Litoral Sul — aumenta a presença de nuvens na faixa litorânea, com possibilidade de chuva fraca e isolada nos extremos do dia. No Grande Oeste, o calor associado à formação de um cavado (área de baixa pressão alongada) favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados.
Na segunda-feira (15), o tempo fica ainda mais instável. A circulação marítima e instabilidades em níveis médios da atmosfera devem intensificar a chuva no Litoral, especialmente entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis. As demais regiões do estado também enfrentam condições para chuva e trovoadas a qualquer momento do dia.
Além disso, o mar deve ficar agitado no início da próxima semana entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas de sudeste/leste entre 2,0 e 2,5 metros, podendo alcançar picos de até 3,0 metros. A Defesa Civil alerta para atenção redobrada nas áreas costeiras.