quinta-feira, novembro 13, 2025
InícioTEMPO"Fatores humanos amplificam o risco de desastres naturais", diz geólogo

“Fatores humanos amplificam o risco de desastres naturais”, diz geólogo

Foto: Divulgação

Por: A Hora

As chuvas intensas que castigam o Vale do Taquari nas últimas semanas não são as únicas responsáveis pelos deslizamentos de terra. Fatores humanos, como cortes inadequados para terraplanagem nas encostas, amplificam o risco de desastres naturais.

O geólogo Cristiano Danieli, explica que a remoção indevida de solo nas encostas retira o escoramento e fragiliza terrenos. “Estamos vendo muitos deslizamentos em estradas vicinais. Eles ocorrem justamente nas áreas de corte”, salienta o especialista.

- Continua após o anúncio -

A terraplanagem é uma prática para construção de casas e outras edificações. Em áreas agrícolas, a construção de chiqueirões e aviários com escavações equivocadas e sem estudo prévio deixam o solo sem sustentação.

A ação imprudente do homem acaba intensificando os desastres ambientais. Com o fenômeno das chuvas que acomete a região, os moradores próximos as áreas de encostas correm os principais riscos. Diante deste cenário, devem se retirar imediatamente a locais seguros.

Como amenizar os riscos

Cristiano Danieli alerta o Vale do Taquari para intensificar os estudos geológicos do solo. Muitas vilas e casas estão em zona de rastejo, movimentações lentas que podem evoluir para deslizamentos.

Além de promover estudos, é preciso ainda que o Vale do Taquari busque maneiras de prevenção. “É preciso fazer drenagens subterrâneas em zonas habitadas, a fim de desviar a água a desocupadas”, explica. Outra alternativa é fazer muros de contenção a fim de segurar blocos de rocha.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp