
A empresa de meteorologia MetSul publicou nesta quinta-feira (12), um boletim que prevê uma antecipação do inverno em Santa Catarina, com a primeira massa de ar frio intenso chegando ao estado na próxima semana, a partir de segunda-feira (16).
O frio mais intenso será entre quinta-feira e sábado da semana que vem (19 a 21), mas desde o início da semana haverá temperaturas mais baixas no estado, inclusive durante o dia, com as primeiras tardes frias do ano. Também já está prevista uma massa de ar polar no início do mês de junho, com possibilidades de temperaturas negativas e de geada generalizada no estado, além de neve na Serra Catarinense.
A chegada do frio mais cedo neste ano tem as características do fenômeno La Niña, que se caracteriza pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico na faixa equatorial. A atmosfera está em modo de La Niña desde o final do inverno de 2021, e o fenômeno trouxe a severa estiagem nos estados do Sul durante o verão, que foi responsável pela quebra da safra com perdas bilionárias nas culturas de milho e soja.
Mesmo com o frio intenso e antecipado, nada impede que ocorram períodos de chuvas intensas, como as registradas na semana passada em Santa Catarina. A semana de 02 a 08 de maio foi a mais fria para a parte equatorial central do Oceano Pacífico no mês de maio em 11 anos, o que demonstra a ação do La Niña na meteorologia, e uma expectativa de inverno rigoroso.





