OUÇA AO VIVO

InícioTEMPODias cinzas: Fumaça das queimadas no Pantanal encobrem céu em Chapecó

Dias cinzas: Fumaça das queimadas no Pantanal encobrem céu em Chapecó

Imagem de Chapecó, tirada por volta das 11h30 desta terça-feira – Foto: Lidiane

A instabilidade que encobre Chapecó nos últimos dias é por conta da fumaça vinda das queimadas que atingem o Pantanal e região Amazônica, explicou o meteorologista da Epagri Ciram, Marcelo Martins. Uma nota técnica, elaborada pela Defesa Civil, mostra que imagens feitas por um satélite, na segunda-feira (14), identificou a presença de fumaça nas regiões Oeste de Santa Catarina. O resíduo da queima da mata influenciou na cor diferente do céu, no último fim de semana, apontou a nota.

- Continua após o anúncio -

De acordo com a Defesa Civil, em uma das imagens foi notado focos de queimada, com destaque para a região do Pantanal. O órgão explica que a fumaça foi trazida pelo vento, para a região Sul do país.

O meteorologista da Epagri Ciriam também reforçou que a fumaça é trazida pelo vento à região. Martins destacou que isso é bem frequente, comum e ocorre ao longo do ano. “Nesse período de queimadas, onde é inverno aqui e verão naquelas regiões, a frequência é um pouco maior“, explicou.

- Continua após o anúncio -


O meteorologista destacou que a fumaça, inclusive, vai até mais ao sul do continente e chega até o Uruguai, Argentina, por exemplo.

Passagem de ar frio deve dissipar a fumaça

A nota técnica da Defesa Civil e o meteorologista da Ciram informaram que a chegada de uma frente fria e mudança da direção do vento deve dissipar a fumaça que atinge o estado.

A situação afeta?

Na nota da Defesa Civil consta que a situação impacta na qualidade do ar.

De acordo com o meteorologista, a condição não afeta muito, pois não é considerada uma situações complicada. “Tem gente que tem problemas respiratórios, dá uma diferença para quem tem problemas alérgicos, mas no geral, é uma situação ainda, relativamente, estável”, explicou.

Imagens feitas em Chapecó nos últimos dias


Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se