
Boa parte dos meses de julho, agosto e setembro será marcado por chuva no inverno do Hemisfério Sul de Santa Catarina. De acordo com a climatologia da Defesa Civil, nessa época a chuva é provocada principalmente pelas frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos.
Neste período os volumes de precipitação indicados pela climatologia, ou seja, que são normais de ocorrer, são parecidos em boa parte do estado, variando entre 350 mm e 450 mm na soma dos três meses. Apenas algumas áreas do Litoral recebem um pouco menos de chuva e os volumes climatológicos variam entre 300 mm e 350 mm, também na soma dos três meses.
PREVISÃO
Em relação à Temperatura da Superfície do Mar (TSM), a previsão indica o fenômeno El Niño nos meses de inverno, com intensidade moderada a forte, o que deverá contribuir para a ocorrência de chuva frequente no estado, favorecendo com que a precipitação fique dentro a acima da média climatológica no trimestre.
Com relação às temperaturas, a previsão é de que fiquem entre a média climatológica e acima dela, com períodos mais curtos de frio intercalados com episódios de veranicos. Em outras palavras, espera-se um inverno menos rigoroso que o normal.
IMPACTOS
Com a previsão de chuva mais frequente no estado, como forma de prevenção é importante verificar as condições das áreas suscetíveis a deslizamentos de terra e também a manutenção dos leitos de rios de menor porte. As calhas e tubulações de escoamento pluvial também merecem cuidados.
A boa notícia é que, com o retorno da chuva mais frequente, a condição de estiagem no interior do estado tende a diminuir.





