quinta-feira, setembro 18, 2025
InícioTEMPODefesa Civil divulga nota sobre danos associados às chuvas intensas no Oeste...

Defesa Civil divulga nota sobre danos associados às chuvas intensas no Oeste de Santa Catarina

A atuação de uma frente estacionária provocou volumes de chuva que passaram dos 200 mm em três dias no Oeste do Estado, saiba mais


Defesa Civil divulga nota sobre danos associados às chuvas intensas no Oeste de Santa Catarina
Foto: Divulgação/Defesa Civil

Na tarde desta sexta-feira (05), a Defesa Civil divulgou uma ‘Nota Meteorológica’, sobre danos associados às chuvas intensas no Oeste de Santa Catarina. Conforme o órgão estadual, a atuação de uma frente estacionária provocou volumes de chuva que passaram dos 200 mm em três dias na região.

Veja a nota da Defesa Civil

Nota Meteorológica DC/SC 05/05 – Danos associados às chuvas intensas no oeste catarinense na quinta-feira (04)

Uma frente estacionária associada a demais instabilidades atmosféricas provocaram altos acumulados de chuva nos últimos dias do Extremo Oeste ao Planalto Sul de Santa Catarina. A chuva no estado vem ocorrendo desde a terça-feira (02), porém as instabilidades se intensificaram durante a tarde quinta (04), período onde foram registrados os maiores volumes. Conforme ilustra a figura abaixo, a precipitação ficou entre 25 e 150 mm entre o Extremo Oeste e o Planalto Sul, superando estes valores na região entre Mondaí e Águas de Chapecó, cidades onde foram registrados 153 e 201 mm, respectivamente. 

- Continua após o anúncio -

Foram registrados ao longo da quinta-feira (04) diversas ocorrências associadas aos altos volumes de chuva em cidades do Extremo-Oeste e Oeste catarinense. Em Xanxerê, foram registrados alagamentos na área urbana e deslizamentos pontuais na zona rural. Em Chapecó, houve registro de alagamentos pontuais e algumas residências afetadas. Nos municípios de Águas de Chapecó e São Carlos, ocorreram alagamentos, transbordamento de rios e interdição de acessos. Abaixo seguem algumas imagens das ocorrências registradas.

Figura 02 –  (a) Alagamento em Xanxerê, (b) Danos em galeria da rodovia FAG-050 em Faxinal dos Guedes, (c) Enxurrada em São Carlos e (d) Transbordamento de rio em São Carlos.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp