OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOCidades do Oeste catarinense podem ter sido atingidas por tornado

Cidades do Oeste catarinense podem ter sido atingidas por tornado

Descanso – Foto: Cristian Lösch / Portal Peperi

A região Oeste de Santa Catarina pode ter sido atingida por um tornado, segundo informações de Ronaldo Coutinho da Climaterra de São Joaquim. A Defesa Civil também analisa para definição do evento que atingiu cidades como Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga. Os municípios foram atingidos por rajadas de vento de aproximadamente 130 km/h. A tempestade que caiu na quarta-feira (10) também deixou estragos em outros municípios da região.

Vídeos mostram destruição em casas após forte temporal no Oeste Catarinense

Descanso

- Continua após o anúncio -

Descanso é uma das cidades mais atingida. No município foi registrada queda de árvores e destelhamento em casas e prédios. Os bairros Antonio Rech, Uczai, Jardim Itália e o centro foram as áreas mais afetadas. Segundo informações dos bombeiros, em Descanso foram feitos 77 atendimentos, entregues 3892 m² de lonas. Houve quatro cortes de árvores.

O Governo Municipal,após uma reunião no início da manhã desta quinta-feira (11), junto com a Defesa Civil, criou uma estratégia para levantar os dados dos estragos causados pelo possível tornado ocorrido, por volta das 18h, de quarta-feira (10).

Com a coordenação do Sargento Sidnei Dezorti em torno de 12 equipes foram criadas, compostas pela equipe de governo, representantes da CDL, Lions Clube, Epagri, Cooperativa A1, vereadores e outros voluntários.  As equipes farão o levantamento do número de casas e famílias atingidas e uma nova reunião será realizada às 11h30 para contabilizar esses danos.

Conforme o prefeito Sadi Bonamigo, a realidade de parte da cidade e interior do município é assustadora. “Nunca houve na história do nosso município uma tragédia tão grande. O momento agora é delicado e o Governo Municipal não vai medir esforços para ajudar as famílias e encontrar caminhos para restabelecer a situação, então pedimos a colaboração da população”, destaca.


Foto:Cristian Lösch / Portal Peperi

Belmonte

O município de Belmonte também foi atingido pela forte chuva. Segundo os bombeiros foram realizados sete atendimentos e distribuídos 110 m² de lonas. Houve o corte de três árvores. Segundo a Administração Municipal, foram registrados prejuízos em residências, estabelecimentos comerciais, propriedades rurais, praça e igreja. Os principais registros de destelhamentos, quedas de árvores, galpões e postes de energia elétrica, aconteceram nas Maurício Cardoso e Presidente Venceslau Bras (na cidade) e nas comunidades de São Jorge e Santo Isidoro.

O prefeito de Belmonte, Genésio Bressiani informou que serão tomadas todas as medidas possíveis para auxiliar a população a superar este momento de dificuldade extrema.

O prefeito destacou que servidores da prefeitura, da Defesa Civil estadual e municipal e policiais militares, estão percorrendo o município para vistoriar os imóveis afetados e fazer o levantamento dos dados para elaboração

Itapiranga

Houve queda de energia elétrica, o que afetou o abastecimento de água no município. Várias regiões do município tiveram estragos nas estradas, acessos de propriedades, lavouras e em redes de água. Pontes e pontilhões ficaram submersos.


A imagem pode conter: atividades ao ar livre, natureza e água
Foto: Prefeitura
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se