Nesta sexta-feira (14), a Epagri/Ciram divulgou uma nota sobre o ciclone que atingiu Santa Catarina entre a quarta-feira (12) e a quinta-feira (13). Conforme o órgão estadual, o fenômeno trouxe ventos fortes, neve e ressaca para o Estado. Na madrugada desta sexta, SC teve o primeiro registro de chuva congelada e neve deste inverno, na região Serrana.
Confira a nota da Epagri/Ciram
Ciclone traz ventos fortes, neve e ressaca para SC
Entre os dias 12 e 13/07 (quarta e quinta-feira), uma frente fria deslocou-se por Santa Catarina (SC), associada a um ciclone extratropical de forte intensidade no RS, ocasionando rajadas de vento acima de 70 km/h em grande parte das regiões (Tabela 1), que causaram danos diversos em várias localidades do Estado. O ciclone próximo do litoral de SC também favoreceu o primeiro registro de chuva congelada e neve deste inverno, que foi destaque na Serra catarinense na madrugada de sexta-feira (14/07).
No dia 12/07, os ventos fortes atingiram especialmente as regiões do Extremo Oeste ao Meio-Oeste e Planalto Norte (Tabela 1). No dia 13/07, a ventania chegou as regiões do Vale do Itajaí, Litoral e sul de SC, onde os ventos ficaram próximos e acima de 100 km/h em algumas localidades, chegando a 157 km/h em Siderópolis, na encosta da serra.
Com a chegada de uma massa de ar frio, combinada à umidade que ainda predominava no sul de SC, tivemos o primeiro registro de neve e chuva congelada deste inverno de 2023, que ocorreu na madrugada desta sexta-feira (14/07). O último registro de neve em SC foi durante o outono, em abril de 2023.
Nesta sexta-feira (14/07), o ciclone já se encontra mais afastado de SC, favorecendo a diminuição na velocidade do vento em áreas continentais. Mas, permanece o Aviso de Mar (ver link), com ressaca o longo da costa catarinense. Não há mais condição de chuva ou neve no Estado, apenas de geada no amanhecer de sábado (15/07) nas áreas altas do Extremo Oeste ao Planalto (ver link), com temperatura negativa.