
A formação de um ciclone extratropical no oceano, entre o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, deve aumentar as instabilidades e provocar uma sexta-feira (11) de atenção em Santa Catarina. A Defesa Civil Estadual classificou como alto a muito alto o risco para ocorrências relacionadas ao tempo severo.
A madrugada já teve registro de temporais e chuva intensa, principalmente no Grande Oeste catarinense. Ao longo desta sexta-feira, a previsão indica que as instabilidades devem ganhar força e atingir todas as regiões do Estado.
Além da chuva intensa, há possibilidade de raios, rajadas de vento e queda de granizo. Em alguns pontos, as tempestades podem ser severas, aumentando o risco de destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Também existe possibilidade de alagamentos e enxurradas, principalmente em locais onde a chuva ocorrer de forma intensa em um curto intervalo de tempo.
No Planalto Norte, a preocupação também está relacionada ao nível do Rio Negro, na divisa com o Paraná. As chuvas registradas já contribuíram para uma nova elevação do rio, com tendência de aumento gradual nos próximos dias. A Defesa Civil não descarta que sejam atingidas cotas de emergência.
A elevação do Rio Negro também pode dificultar o escoamento de seus afluentes, favorecendo o aumento dos níveis dos rios e a ocorrência de alagamentos e inundações nas áreas próximas.
A orientação da Defesa Civil é que, durante temporais e ventos fortes, a população procure abrigo em locais seguros, longe de janelas e de objetos que possam ser lançados pelo vento.
Em caso de alagamento, não atravesse ruas, pontes ou pontilhões cobertos pela água. A população que vive ou circula por áreas de encosta também deve observar sinais de risco, como trincas no solo, muros ou paredes, inclinação de postes e árvores e surgimento de água na encosta.
A Defesa Civil recomenda ainda que os moradores acompanhem as atualizações dos alertas emitidos ao longo dos próximos dias.






