Ciclone em SC: Celesc restabelece 85% do sistema elétrico catarinense

Segundo a Celesc, município da regional de Chapecó tem 99,49% das unidades consumidoras ainda sem luz

Foto: Secom/Chapecó

Menos de dois dias após a passagem do ciclone por Santa Catarina, a Celesc restabeleceu até essa quinta-feira (2), 85% do sistema elétrico catarinense. Em todo estado, neste momento cerca de 226 mil unidades consumidoras ainda estão sem energia e 300 equipes da empresa trabalham para sanar todas as ocorrências.

Conforme informações da Celesc, a regional de Chapecó apresenta 10.526 unidades consumidoras sem energia. O município de São Domingos, que faz parte da regional registra 99,49% das unidades sem luz.

Outros municípios que fazem parte da regional de Chapecó e estão com mais de 50% das unidades consumidoras sem energia são: Coronel Martins, com 81,30% e Ipuaçu, que registra 66,72% das unidades consumidoras do município, sem energia elétrica.


Foto: Divulgação/Celesc

Segundo a Celesc, equipes de reforço foram deslocadas das áreas já recuperadas para as que ainda têm muita demanda, como as regiões da Grande Florianópolis e o Norte do estado. Os casos vêm sendo analisados por cada equipe de atendimento e a intenção da empresa é recompor grande parte do sistema hoje, mas alerta que, dependendo da complexidade e do acesso à algumas regiões, os casos mais complicados deverão ser resolvidos até domingo.

Outra consequência do ciclone foi o rompimento  do cabo de fibra ótica da Oi, que atingiu o sistema de telecomunicação da empresa e de outras distribuidoras que atendem o Sul do País. Atualmente, o Call Center para emergências da Celesc – 0800 48 0196 – está funcionando, mas devido à alta demanda pode haver atraso no atendimento ou na identificação dos locais com defeito na rede de distribuição. Os consumidores também podem se comunicar com a empresa por meio do site e do aplicativo.

A Celesc continua orientando a população a ficar em casa e não se aproximar de locais próximos da rede elétrica para evitar acidentes.