OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOChuvas no Oeste: os prejuízos até agora e o que vem por...

Chuvas no Oeste: os prejuízos até agora e o que vem por aí

Veja o saldo das chuvas do fim de semana e a previsão do tempo para os próximos dias

As chuvas deste domingo (29), trouxeram vários problemas para a região Oeste de Santa Catarina, sobretudo na microrregião de Concórdia. O ClicRDC apresenta um compilado de informações sobre o que aconteceu em diversos municípios da região:

Capinzal

Foto: Ivair Luiz Giongo/Capinzal FM

As fortes rajadas de vento registradas no município, acompanhadas da chuva, derrubaram uma árvore na rua Antônio Zortéa Primo, no loteamento Fernanda. A árvore atingiu a rede elétrica e o cercado de uma casa.

Concórdia

Foto: PRF/Reprodução/Aliança FM

A ocorrência de maior destaque aconteceu no km 118 da BR-153, em Concórdia. Um deslizamento aconteceu próximo a ponte que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, no início da tarde. Por algumas horas, a via ficou interditada, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) orientou os motoristas para pegarem vias alternativas.

- Continua após o anúncio -

Segundo a Defesa Civil de Concórdia, também houve deslizamentos na estrada de acesso entre as comunidades de Lajeado dos Pintos e Três de Outubro. Ambos pontos de interdição pelos deslizamentos foram liberados para trânsito durante a noite do domingo (29).

Peritiba e São Carlos

Foi registrado um deslizamento de terra na SC-390. O trânsito ficou em meia pista por várias horas, mas também já está liberado. Já em São Carlos, houve transbordamento de córregos na área urbanizada do Balneário de Pratas. Galerias ficaram obstruídas, e a Defesa Civil teve de coordenar a desobstrução.

Seara

Foto: Divulgação/Aliança FM

Um deslizamento colocou em atenção o Corpo de Bombeiros de Seara no bairro Monte Castelo. Duas famílias tiveram que abandonar suas casas após ser constatado que a ocorrência debilitou a estrutura de sustentação das casas. As famílias já estão em abrigos providenciados pela prefeitura.

Xavantina

Foto: Divulgação/Aliança FM

Parte do asfalto do km 80 da SC-155, em Xavantina, cedeu por causa da força da chuva no município durante o domingo (29). As rachaduras na pista ficaram bem visíveis na parte da noite. Segundo o jornalismo da Aliança FM de Concórdia, é a segunda vez em menos de um mês que a chuva causa esse transtorno na via.

Itá

Foto: Aliança FM

Como consequência das chuvas do domingo, na Linha Fátima, interior de Itá, um produtor rural voltou a ter prejuízo em função de um deslizamento de terra que atingiu um aviário recém reformado. Segundo o jornalismo da Belos FM de Seara, a estrutura já tinha sido atingida por um primeiro deslizamento no início do mês, pelas chuvas daquela época.

O que vem por aí

A Defesa Civil emitiu um alerta por volta do meio-dia desta segunda-feira (30), apontando para fortes chuvas nesta quarta e quinta-feira (1º e 2 de junho). A formação de uma região de baixa pressão provoca chuva persistente e intensa em Santa Catarina, que pode ocorrer a qualquer hora do dia.

Estas condições permanecem até a noite de quinta em todo o estado, com acumulados de precipitação que podem superar 100mm no Oeste. O risco é muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, inundações e deslizamentos, com acumulados pontuais que podem chegar a 150mm. Quaisquer ocorrências ou dúvidas, favor ligar para o telefone 199.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
58,864FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe