
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de SC segue mobilizada no atendimento aos municípios afetados pelas fortes chuvas e tempestades registradas nos últimos dias. À medida que as equipes continuam no campo realizando vistorias, levantamento de informações e apoio às prefeituras para garantir uma resposta rápida às ocorrências.
🌧️ Municípios afetados e principais ocorrências:
🔹 Faxinal dos Guedes – Dois eventos registrados no dia 17/02 . O transbordamento de bueiros envolveu enxurradas e uma interdição temporária de duas vias. Não houve danos materiais ou vítimas.
📌 Ação da Defesa Civil: Vistorias e levantamento de danos.
🔹 Vargeão – Tempestade com chuva intensa e rajadas de vento. Uma residência e estruturas públicas foram afetadas, incluindo escola municipal, CRAS e museu . Houve queda de árvores e transbordamento de bueiros, que foram desobstruídos pela DMER.
📌Ação da Defesa Civil: Levantamento dos danos e prejuízos.
🔹 São Lourenço do Oeste – Rajadas de vento atingiram três residências. Não houve desalojados ou desabrigados.
📌 Ação da Defesa Civil: Vistoria e distribuição de lonas para proteção emergencial.
🔹 Xanxerê – Alagamentos pontuais e transbordamento da bacia de contenção do Ecoparque , resultando no fechamento de algumas vias pelo DEMUT. A equipe segue monitorando a situação.
📌 Ação da Defesa Civil: Levantamento dos impactos e avaliação da necessidade de novas medidas.
🔹 São Domingos – Fortes rajadas de vento afetaram uma residência e duas pessoas.
📌 Ação da Defesa Civil: Entrega de lonas para proteção emergencial.
⚡ Municípios com registro de unidades consumidoras sem energia elétrica
(Atualizado às 06h50 de 18/02/2025)
🔌 Abelardo Luz – 36 unidades
🔌 Ipuaçú – 54 unidades
🔌 São Lourenço do Oeste – 1 unidade
🔌 Vargeão – 5 unidades
As concessionarias de energia já foram informadas e seguem em campo para restabelecer os serviço o mais rápido possível.
⚠️ Situação continua em monitoramento
A previsão do tempo indica a continuidade de chuvas intensas e risco de temporais , com possibilidade de alagamentos, enxurradas e ventos fortes ao longo do dia.
📞 Emergências: Ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros). 🚨
Confira a previsão do Tempo para os próximos dias para o estado de SC
Segunda-feira (17) de tempo instável em SC, com presença de muitas nuvens em todas as regiões. Do Extremo Oeste aos planaltos, já há condições para pancadas isoladas de chuva com trovoadas na manhã, que são intercaladas com aberturas de sol. A partir da tarde, o forte calor, de temperaturas máximas na casa dos 35 aos 37°C, combinado ao avanço de uma frente fria provoca temporais com chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e granizo. Há, inclusive, condições favoráveis para tempestades severas e acumulados significativos em um curto período de tempo, principalmente entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é moderado a alto e de forma pontual muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, alagamentos e enxurradas.

TERÇA-FEIRA (18)
O tempo se mantém instável em SC durante a terça-feira (18), com chuva e temporais a qualquer momento desde o Extremo Oeste até o Litoral Sul, sendo mais intensos a partir do final da manhã, quando há condições para chuva intensa em curto período de tempo. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens e a partir da tarde retornam as condições para chuva e temporais, que se estendem até a madrugada da quarta-feira (19), ainda por influência da frente fria. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas. Com o tempo fechado, as temperaturas sobem menos com relação aos dias anteriores e não passam dos 25°C na maioria das regiões. A exceção é o Litoral, onde as máximas variam de 26 a 28°C.

QUARTA-FEIRA (19)
Na quarta-feira (19), a frente fria no mar mantém o tempo instável com chuva em todas as regiões de SC, que ocorre de forma intensa na madrugada e amanhecer e posteriormente entre a tarde e a noite, quando há também condições para temporais, com chuva forte, raios, rajadas de vento e eventual granizo, principalmente para áreas entre os planaltos e o Litoral. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas permanecem mais amenas na maioria das regiões, com máximas entre 25 e 26°C, mas voltam a se elevar entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, onde ficam em torno de 30°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quinta-feira (20) a frente no mar, com características de semi-estacionária mantém o fluxo de calor e umidade sobre SC, mantendo assim a instabilidade e a condição para temporais em todas as regiões do estado. Na Sexta-feira (21), a instabilidade diminui um pouco e a condição para chuva e temporais ficam restritos ao período da tarde e noite, além de ocorrerem de forma mais isolada. As temperaturas continuam subindo um pouco menos, com máximas que não passam dos 30°C na maioria das áreas.
