
Santa Catarina entra em estado de atenção a partir da noite desta quarta-feira (1º) até sexta-feira (3), devido à previsão de chuvas persistentes e por vezes intensas. O alerta foi emitido pela Defesa Civil do Estado na manhã desta terça-feira (1º), com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais, especialmente nas regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte catarinense.
De acordo com o comunicado da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC), o fenômeno climático é resultado da mudança dos ventos para os quadrantes leste e nordeste, o que aumenta o transporte de umidade para o território catarinense. Isso, aliado à instabilidade atmosférica, favorece a formação de nuvens carregadas e chuvas intensas em curtos períodos.
A Defesa Civil também não descarta a ocorrência de temporais isolados, com raios e rajadas de vento, o que pode provocar destelhamentos, quedas de árvores e galhos, além de danos na rede elétrica. O risco dessas ocorrências é considerado de baixo a moderado.
Diante da previsão, a orientação é que a população evite áreas alagadas e busque abrigo seguro durante as tempestades. Atravessar ruas ou pontes submersas é fortemente desaconselhado. Em caso de ventos fortes, a recomendação é manter distância de árvores, postes e estruturas que possam oferecer risco de queda.
A Defesa Civil reforça que está monitorando a situação e que novos alertas poderão ser emitidos. A população pode se cadastrar para receber os avisos via SMS, enviando seu CEP para o número 40199.
