
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão mobilizadas desde as primeiras horas desta terça-feira (9) para atender às ocorrências provocadas pelo ciclone que atua no estado e mantém chuva persistente, especialmente no Litoral. Até as 18h, a corporação contabilizou 39 atendimentos, com destaque para a Grande Florianópolis, que respondeu por 25 deles — 14 na capital e 11 na área do 10º Batalhão.
A chuva intensa superou o volume previsto para todo o mês de dezembro na região, que costuma registrar média de 130 mm. Para quarta-feira, ainda há previsão de ventos fortes, conforme a Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
Para responder ao grande número de chamados, o CBMSC mobilizou 72 bombeiros — sendo 41 militares e 31 voluntários ou comunitários — e 24 viaturas, distribuídas em ao menos 14 municípios catarinenses. As principais ações envolvem resgate de pessoas ilhadas e corte de árvores.
A ocorrência mais grave do dia foi registrada em Palhoça, onde um veículo com três ocupantes foi arrastado pela enxurrada. As vítimas — um casal e um bebê de cinco meses — morreram no local.
Aumento de ocorrências por alagamentos
Entre 2024 e 2025, o número de atendimentos do CBMSC relacionados a alagamentos aumentou 182%. O total passou de 89 registros em 2024 para 251 até 8 de dezembro deste ano. O aumento está relacionado a eventos de chuva intensa, como os que atingiram Balneário Camboriú em janeiro.
O CBMSC orienta a população a evitar trafegar por vias alagadas, não enfrentar enxurradas e seguir as recomendações dos órgãos oficiais de emergência. Em caso de necessidade, o telefone de atendimento é o 193.
Para mais orientações de prevenção, acesse:
👉 https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/dicas-de-prevencao/inundacoes











