Atenção: Defesa Civil emite alerta para ‘Calor Intenso’ no Oeste Catarinense

O Órgão Estadual divulgou algumas recomendações devido às altas temperaturas

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (28), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aleta para ‘Calor Intenso’ em algumas regiões do Estado. Segundo o Órgão Estadual, das 12h até às 18h da terça-feira (29), as regiões Litoral Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Oeste de Santa Catarina terão temperaturas elevadas, com valores acima de 36º C. O fenômeno acontece devido ao predomínio dos ventos quentes de quadrante norte.

Confira a nota da Defesa Civil:

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – CALOR INTENSO

 Início: 29/10/2019 às 12:00.

Fim: 29/10/2019 às 18:00.

Previsão: A tarde de terça-feira (27) será marcada por temperaturas elevadas em Santa Catarina, com valores previstos acima de 36°C em algumas regiões, tais como Litoral Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Oeste do Estado, devido ao predomínio dos ventos quentes de quadrante norte. Ressalta-se que no Litoral Sul, o vento muda de direção para quadrante sul em meados da tarde, provocando uma grande variação de temperatura neste intervalo de tempo.

Regiões: Litoral Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Oeste.

Recomendações: 

Faça: Use ar condicionado ou permaneça em locais com ar condicionado tais como shoppings e bibliotecas; Use ventiladores portáteis para ventilar ambientes, mas para temperaturas mais altas que 35 graus podem não evitar problemas de saúde relacionados ao calor; Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde; Tome banho frio; Minimize exposições diretas ao sol; Hidrate, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos; Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão tais como frutas e saladas; Vista roupas folgadas e de cores mais claras; Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que podem precisar de ajuda para responder ao calor.

Não Faça: Direcionar ventiladores portáteis para si quando as temperaturas no ambiente estiverem mais altas do que 32 graus; Deixar crianças e animais sozinhos nos carros durante qualquer período de tempo; Beber álcool para manter fresco; Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão; Vestir roupas pesadas e escuras.