OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOApós calor e previsão de temporais, chegada de frente fria deve derrubar...

Após calor e previsão de temporais, chegada de frente fria deve derrubar as temperaturas em Chapecó

Confira mais detalhes

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Governo de Santa Catarina

Entre a tarde desta terça (22) e a madrugada da quarta-feira (23) a intensificação do fluxo de ar quente proveniente do norte do país, associada a intensificação de um sistema de baixa pressão e aproximação de uma frente fria pela costa do RS, fornecem condições para a ocorrência de ventos fortes e rajadas de vento intensas. A velocidade do vento médio irá variar entre 20 e 35 km/h e as rajadas irão oscilar entre 60 e 80 km/h, pontualmente podendo ultrapassar estes valores, do Grande Oeste até a Serra do Litoral Sul e da Grande Florianópolis, onde o risco para destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica é moderado.

No Planalto Norte e Litoral Norte, o vento médio ficará entre 15 e 25 km/h e as rajadas de vento irão variar entre 50 e 70 km/h, onde o risco para ocorrências associadas é baixo. Os ventos de direção oeste/noroeste já sopram desde a madrugada desta terça pelo Grande Oeste, se deslocando em direção às áreas dos planaltos e Litoral Sul e Norte, aumentando de intensidade entre a manhã e tarde. Entre a noite da terça-feira (22) e a madrugada da quarta-feira (23), a força dos ventos diminui (mas ainda persistente, especialmente em regiões de maior altitude), aumentando de intensidade novamente entre a manhã e a tarde da quarta (23), perdendo intensidade novamente a partir da noite.

Na quinta-feira, 24, a frente fria se desloca em direção ao norte de Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de temporais isolados. Além disso, os ventos do quadrante sul devem intensificar com rajadas entre 50 e 70 km/h, sendo pontualmente superiores, especialmente nas áreas próximas à costa, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

O avanço de ar polar na retaguarda do sistema, favorece ainda o declínio acentuado das temperaturas no período, especialmente entre quinta, 24, e a sexta-feira, 25, quando o tempo começa a melhorar de forma gradativa no estado, com risco baixo a moderado para ocorrências como agravamento de doenças respiratórias e cardíacas em pessoas de grupos de risco, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais domésticos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se