
Santa Catarina enfrenta uma onda de calor intensa nesta semana devido à presença de uma massa de ar quente no Sul do Brasil. De quarta-feira a sexta-feira (4 a 6/2), as temperaturas máximas devem variar entre 34°C e 37°C, podendo alcançar 40°C no Extremo Oeste. Nas demais regiões, os termômetros devem registrar marcas acima de 30°C, com destaque para a sexta-feira, o dia mais quente, devido à condição pré-frontal que antecede a chegada de uma frente fria.
VÍDEO: Onda de calor deve elevar temperaturas em Chapecó no fim de semana
Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, esta é a massa de ar mais quente registrada em 2026 até o momento. Para efeito de comparação, em fevereiro de 2025, foram registradas temperaturas de 41°C em Meleiro, 39°C em Pinheiro Preto e 38,3°C em Itapiranga. As noites também serão quentes e abafadas, mantendo a sensação de calor intenso.
A mudança do tempo deve ocorrer no fim de semana. No sábado (7/2), uma frente fria avança pelo litoral catarinense, provocando pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões a partir da tarde. No domingo (8/2), as condições seguem instáveis, com risco de chuva e temporais devido à proximidade de um sistema de baixa pressão entre o litoral de SC e SP.
A população deve acompanhar a evolução do tempo por meio de estações meteorológicas, previsões por cidades e avisos meteorológicos disponibilizados pelo Agroconnect e pela Epagri/Ciram, garantindo segurança frente aos riscos de calor extremo e tempestades.







