A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para condições climáticas instáveis previstas para esta segunda-feira (16). A previsão indica a intensificação do fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica e o aprofundamento de uma área de baixa pressão na Argentina, fatores que criarão um ambiente propício para a ocorrência de temporais em todo o estado.
O risco é classificado como moderado a alto para diversas ocorrências, incluindo destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de chuvas pontualmente intensas. Os temporais devem começar ainda pela madrugada e manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, porém, é durante a tarde que os riscos associados a esses fenômenos se tornam mais acentuados, especialmente na região do Grande Oeste catarinense.
Os ventos predominantes soprarão do quadrante norte, com intensidade variando de fraca a moderada. O amanhecer será marcado por temperaturas entre 10°C e 15°C nas áreas mais elevadas do estado. À tarde, as temperaturas máximas superarão os 30°C no Extremo Oeste de Santa Catarina, enquanto no litoral e no Vale do Itajaí, as temperaturas variarão entre 22°C e 26°C.