
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta crucial para a população do estado. Entre a quinta-feira (02), e a sexta-feira (03), a previsão aponta para a ocorrência de temporais com chuva intensa, raios, rajadas de vento e até mesmo eventual queda de granizo em diferentes regiões do estado.
Os riscos são categorizados como ALTO nas áreas destacadas em laranja e MODERADO nas áreas sinalizadas em amarelo. Esses riscos incluem alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores. A população nessas áreas deve estar atenta e preparada para enfrentar as adversidades climáticas que se aproximam.
O alerta tem origem na formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical localizado entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Esses sistemas meteorológicos estão causando instabilidades atmosféricas significativas em Santa Catarina. Na quinta-feira, as chuvas já se manifestaram, persistindo ao longo do dia, com os maiores acumulados previstos no Grande Oeste do estado e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
O período de maior preocupação é durante a madrugada e a manhã de sexta-feira. Novas instabilidades estão previstas para avançar pelo Grande Oeste e se espalhar para o restante do estado. São esperados acumulados expressivos de chuva, variando de 100 a 130 mm nas áreas em laranja, e de 50 a 100 mm nas áreas em amarelo, com possibilidade de valores pontuais acima das previsões em todas as regiões do estado.
A Defesa Civil enfatiza a importância da população seguir as orientações de segurança, como evitar áreas sujeitas a alagamentos, proteger residências de possíveis destelhamentos, tomar precauções com a rede elétrica e evitar locais sob árvores durante tempestades.