A equipe Sub 17 da Chapecoense, formada em parceria com a ADELL, Associação Desportiva Lourdes Lago, embarcou nesta sexta-feira (5) para a Sérvia, onde irá representar o Brasil na disputa da 26ª edição do Torneio Escolar Mundial de Futebol da ISF, a Federação Internacional de Esportes Escolares. A equipe adquiriu a vaga ao sagrar-se bicampeã do Brasileiro Escolar de Futebol Feminino. Na primeira participação da ADELL no Mundial em 2017, na República Tcheca, o Brasil conquistou o quarto lugar.
Na edição de 2019, a Chape, que compete em nome do Brasil, está no grupo D com Itália, Croácia e República Tcheca. Outros três grupos com quatro seleções completam a disputa, que tem 16 equipes no total. Na primeira fase, a Chape/Brasil joga com as três equipes de seu grupo. Os dois primeiros colocados avançam para as quartas de final, enfrentando os dois primeiros colocados do grupo A (Sérvia, Áustria, Finlândia e Turquia). As fases subsequentes também são eliminatórias e, em caso de empate, serão definidas com shoutouts (uma espécie de pênalti em que a jogadora carrega a bola do meio de campo e tem 15 segundos para tentar o gol).
O coordenador de futebol feminino da Chape/ADELL, Amauri Giordan, falou da expectativa de competir mais uma vez representando o Brasil. “É uma missão de muita responsabilidade, compromisso. Sempre dá um friozinho na barriga quando a gente vai vestir a camisa verde e amarela. (…) É um evento muito forte, muito competitivo, mas a gente está indo buscar, além de conhecimento, cultura, também uma melhor classificação em comparação a 2017”. Da categoria adulta da Chape, as atletas que estão na competição são Camila, Carol Bedendo, Carol dos Santos, Manu, Gisseli, Laura Gieseler, Mariza, Rafa Levis e Yasmin.
Além da disputa em campo, o torneio terá cerimônia de abertura e estão programados um dia cultural, uma noite das nações e um jantar de gala. Para acompanhar os resultados do Brasil na competição, acesse as redes sociais da Chape e nosso site. O facebook oficial da competição, que transmite algumas partidas, é o ISF WSC Football.
Confira a delegação que irá para a competição:
Brendha Patricia P. dos Santos
Camila Fernanda Gomes Rodrigues
Caroline Bedendo
Caroline dos Santos
Daniely Rapczynski da Silva
Emanuela Conte Balbinot
Evelin Luana Tosetto
Gisseli Mariano Calixto
Joice Eloise Assis Pires
Julia Alice Ferronatto
Laís Giacomel Sartori
Laura Kettenhuber Gieseler
Mariza Nascimento Silva
Naiane Gavineski Batista
Nataliê Rodrigues
Patricia Dewes Maldaner
Rafaela Levis Marostica
Yasmin Cosmann
João Romeu de Almeida Filho –
Técnico Amauri Giordan – Coordenador
*Informações Associação Chapecoense de Futebol