OUÇA AO VIVO

InícioSIGA CHAPEFormado na base, atacante é o atleta mais jovem a disputar uma...

Formado na base, atacante é o atleta mais jovem a disputar uma partida profissional pela Chapecoense

Foto: Tiago Meneghini/ACF

A tarde do dia 8 de outubro de 2023 ficará marcada na mente de Rodrigo Endrio. Aos 16 anos e 97 dias, o atacante alviverde recebeu sua primeira oportunidade de atuar em uma competição profissional. Com isso, Rodrigo se tornou o atleta de base mais jovem a estrear pela Chapecoense.

Aos 39 minutos da segunda etapa, Rodrigo ultrapassou a linha lateral do gramado da Arena Condá e concretizou o feito. “Eu não tenho nem palavras para descrever o que senti. Passou um filme em minha cabeça, de onde eu vim e tudo que passei para estar naquele momento. Agradecer a Deus por tudo que me proporciona”, ressaltou Rodrigo. O momento aconteceu na vitória diante da equipe do Hercílio Luz por 2×0, válida pela 6ª rodada da Copa Santa Catarina

No oitavo duelo da competição, o atacante recebeu sua primeira oportunidade na equipe titular e teve participação importante no primeiro gol da vitória por 2×0 diante do Avaí, finalizando a bola que – no rebote do goleiro – encontrou o fundo das redes após chute de Danrlei. Na partida seguinte, diante do Joinville, Rodrigo manteve a titularidade e vestiu a camisa 9. 

- Continua após o anúncio -

Natural de Curitiba, no Paraná, Rodrigo Endrio Azevedo Tiago nasceu no dia 03 de julho de 2007. Sua trajetória com o futebol iniciou nas ruas da capital paranaense com o apoio de seus pais. O atleta chegou em agosto de 2022 para defender as cores da categoria sub-15 da Chapecoense na qual disputou a Copa Gramado sub-16 e marcou seu primeiro gol pelo time de Chapecó diante da equipe do Internacional. 

Segundo a mãe do atleta, Terezinha de Jesus Azevedo, Rodrigo começou com 11 anos a seguir o sonho de ser jogador de futebol. Ela enfatizou a participação familiar no processo de desenvolvimento: “a gente sempre acompanha, dando apoio para ele”. Em 2023, o atacante assinou seu primeiro contrato profissional com a Chapecoense e Terezinha afirmou ser “uma grande vitória”. “Eu nem dormi, fiquei ansiosa. Assisti umas 500 vezes de tão emocionada que fiquei”, revelou ela em relação à primeira partida profissional do filho.

Rodrigo é um centroavante clássico e referência na área. Em 2023, na categoria sub-17, atuou em 20 partidas na qual balançou as redes em seis oportunidades e serviu seus companheiros de equipe com três passes para gol. Com 1,87m de altura, o centroavante é um dos destaques do time.

OLHOS ATENTOS

Paulo Pagliari, vice-presidente de futebol do clube, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Chapecoense a fim de integrar atletas da base e oportunizar novos talentos no futebol profissional. “O clube vem observando muito as categorias de base, oferecendo suporte e dando oportunidade para meninos que demonstram o potencial de futuros brilhantes. Toda a diretoria está atenta às categorias de base, acompanhando quaisquer movimentos e monitorando os ativos do clube”. 

“Parabenizar os professores que estiveram à frente da formação do atleta, em especial a professora Nivia que apostou no futuro do Rodrigo e que em pouco tempo já estamos colhendo os frutos. O trabalho desenvolvido por todos os profissionais na categoria de base da Chape é um diferencial em um Clube Formador, prova disso, a revelação do atleta com 16 anos”, concluiu a vice-presidente das categorias de base, Adriana Gottardi.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se