
No dia de aniversário de 51 anos da Chapecoense, nesta sexta-feira (10), diversos clubes e entidades parabenizaram o Verdão do Oeste. O destaque foi para a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que parabenizou a Chape com uma foto do troféu da Copa Sul-Americana, conquistada pelo Verdão em 2016 e o Atlético Nacional da Colômbia, clube que enfrentaria o time catarinense na final de 2016.
Associação Chapecoense de Futebol celebra 51 anos de história e resiliência
Associação Chapecoense de Futebol celebra 51 anos de história e representação global
Saiba como será o evento de aniversário do clube
“Hoje é dia de celebrarmos juntos o aniversário do Verdão, e de você conhecer – em primeira mão – as camisetas que serão utilizadas pela equipe na temporada 2024. O lançamento dos uniformes acontecerá em jogo disputado entre os sócios contemplados na campanha “Convocados – A primeira história dos novos mantos” e o acesso do público à Arena Condá será liberado a partir das 18h, pelo portão do setor social! Os primeiros 150 sócios que chegarem ao estádio ganham 1 vale Chopp e, mediante apresentação da carteirinha, todos os sócios garantem o PL! Confira a programação completa na imagem e não fique de fora! Ah, e não esqueça: entre às 18h e às 21h, a Arena Condá será ponto de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas no RS”, escreveu a Chape no X (antigo Twitter).
Confira as homenagens
CBF
Chapecoense celebra 51 anos
Time é orgulho de sua apaixonada torcida
Clube de torcedores apaixonados, um dos grandes do futebol de Santa Catarina, a Chapecoense completa 51 anos nesta sexta-feira (10). A história oficial começa em 10 de maio de 1973, quando desportistas da cidade se reuniram para criar um time profissional em Chapecó.
A fundação se deu a partir da fusão dos clubes, amadores, Atlético Chapecoense e Independente. Logo, a Chapecoense começaria a se destacar. Seu primeiro título estadual veio em 1977.
Desde então, foram mais seis conquistas do Catarinense, a última em 2020. Isso projetou a Chapecoense a ser um dos times mais poderosos do Estado, rivalizando com Avaí, Figueirense e Criciúma.
O maior feito de sua história foi em 2016, quando se sagrou campeã da Copa Sul-Americana. A Chapecoense também fez boas campanhas na elite do futebol brasileiro e hoje se encontra na Série B do Brasileirão.
Na edição atual da Segunda Divisão nacional, a Chapecoense está invicta e ocupa a quinta posição.
Numa demonstração de seu carisma e da admiração que desperta entre seus torcedores e outras tantas pessoas, a Chapecoense conta com um número bastante expressivo de seguidores em redes sociais. Só no Instagram são 1,8 milhão.
A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza a Chapecoense pelos seus 51 anos

FCF
CHAPECOENSE COMEMORA 51 ANOS DE FUNDAÇÃO
A Associação Chapecoense de Futebol celebra 51 anos nesta sexta-feira. O clube, nascido em Chapecó, foi fundado no dia 10 de maio de 1973. A equipe, que leva as cores verde e branca, manda seus jogos na Arena Condá.
Atualmente a Chapecoense disputa a Série B do Campeonato Brasileiro e está invicta na competição. A equipe do Oeste Catarinense também participou do Campeonato Catarinense em 2024. O Verdão, como é carinhosamente chamado, ficou na nona colocação.
Os primeiros passos do clube surgiram da vontade de desportivas da região em contar com um clube profissional na região. Antes do nascimento da Chapecoense, haviam muitas equipes amadoras presentes na região. Destaca-se a participação de Alvadir Pelisser, Heitor Pasqualotto e Altair Zanella, representantes do Clube Independente; e Lotário Immich e Vicente Delai, representantes do Clube Atlético de Chapecó. Tais figuras foram fundamentais para o início da nova entidade.
As conversas evoluíram rapidamente. Após consultas junto a população e ao empresariado local, tomou-se a atitude de fundar oficialmente a Associação Chapecoense de Futebol. Lotário Immich foi o primeiro presidente do clube.
Durante a sua rica história, a Chapecoense passou por uma grande tragédia, marcando um momento bastante triste do esporte mundial. A delegação do clube que se deslocava para a decisão da Copa Sul-Americana, em 2016, sofreu um grave acidente de avião. Faleceram 71 pessoas no acidente. Entre dirigentes, atletas e membros da imprensa, a queda do avião também tirou a vida do ex-presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim Pádua Peixoto Filho.
A Conmebol confirmou o título da Copa Sul-Americana em 2016 para a Chapecoense, que é a maior conquista do futebol de Santa Catarina. Em 2020, o clube foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Entre os títulos do Campeonato Catarinense da Série A, o clube venceu sete vezes, sendo que a última delas foi em 2020.
“Para nós, que acima de tudo somos torcedores e que, enquanto diretores, trabalhamos de forma abnegada e incansável pela Chapecoense, ver o clube chegar à marca de 51 anos com estabilidade, saúde financeira e boas perspectivas dentro de campo é motivo de muito orgulho. Os nossos esforços serão sempre com esse objetivo: o crescimento do clube. Porque se a Chapecoense vai bem, toda a cidade vai bem, a comunidade vai bem. Desde o início da nossa gestão, esse é o nosso lema: vida longa à Chape!”, ressalta o presidente da Chapecoense, Alex Passos.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza a Associação Chapecoense de Futebol pela data e deseja sucesso.
