
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã deste sábado (28) para a possibilidade de temporais com chuva pontualmente intensa entre a tarde de segunda-feira (29) e a terça-feira (30). As instabilidades devem começar pelo Grande Oeste e Planalto Norte, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná, e se estender gradualmente por todo o estado.
Segundo a nota técnica da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC), os temporais de segunda serão causados pelo calor e pela umidade combinados com perturbações em médios níveis da atmosfera. O risco para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos pontuais, é considerado de baixo a moderado.
Na terça-feira, a condição se intensifica com a chegada de uma frente fria pelo oceano, associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai. Com isso, o risco passa a ser moderado em todo o território catarinense para os mesmos tipos de ocorrências, incluindo enxurradas.
Os temporais podem vir acompanhados de chuva intensa em curtos períodos, rajadas de vento, descargas elétricas e eventual granizo.
Recomendações da Defesa Civil:
- Durante os temporais, busque abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
- Em caso de alagamentos, não atravesse ruas ou pontes submersas;
- Evite transitar próximo a árvores, muros e postes durante ventos fortes.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e atualizações podem ser emitidas a qualquer momento.