
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, demitiu na tarde desta terça-feira (25), Nísia Trindade do Ministério da Saúde. Conforme informações da CNN Brasil, o sucessor de Nísia na Pasta será Alexandre Padilha, que atualmente comanda da Secretaria de Relações Institucionais.
Nísia Trindade Lima foi a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde. A ministra também foi a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição histórica de ciência e tecnologia e referência internacional, entre 2017 e 2022.
O novo chefe da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, é deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo. Padilha é médico infectologista pela USP, PHD em Saúde Pública pela UNICAMP e professor universitário. Foi ministro nos governos Lula (2009-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), tendo chefiado as pastas das Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente. Também assumiu as mesmas pastas durante a gestão de Fernando Haddad (2015-2016) na Prefeitura de São Paulo.