
O Poder Executivo de Chapecó propôs à Câmara de Vereadores na semana passada um projeto de lei para instituir as motolâncias no sistema do SAMU no município. Para a Prefeitura, o projeto visa otimizar o tempo-resposta dos atendimentos de urgência e emergência médica, por meio da utilização de motocicletas devidamente adaptadas e conduzidas por profissionais de saúde habilitados.
As motolâncias consistem em motocicletas adaptadas e equipadas para o atendimento pré-hospitalar de urgência, integrando a frota do SAMU. Tais veículos permitem que profissionais capacitados iniciem o atendimento ainda no local da ocorrência, mesmo antes da chegada de ambulâncias convencionais.
A Prefeitura reconhece que, em virtude do intenso fluxo de veículos nas vias urbanas de Chapecó, especialmente nos horários de maior movimento, o trânsito acaba por dificultar a agilidade no deslocamento das ambulâncias tipo furgão, mesmo com todo o empenho das equipes do SAMU. Já as motolâncias conseguem chegar ao local de atendimento em menor tempo, proporcionando intervenções iniciais que podem ser determinantes para a manutenção da vida e redução de complicações clínicas.
Os profissionais que atuarão nas motolâncias são técnicos de enfermagem efetivos da Secretaria de Saúde, treinados e vinculados ao SAMU. O serviço segue normas nacionais e
estaduais que regulamentam o atendimento pré-hospitalar. Conforme as normativas, o condutor deve ter habilitação e treinamento específicos, atuar conforme os protocolos técnicos e estar sob a supervisão da Central de Regulação de Urgências. O projeto de lei está sob análise dos vereadores.
A GloboNews está ouvindo o povo
Conforme o colunista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo, a demissão da jornalista Daniela Lima, da GloboNews, foi determinada por uma pesquisa contratada pelo próprio canal de notícias, e realizada pelo instituto Quaest, que foi contratada pela Globo para a realização das pesquisas eleitorais durante o último pleito municipal, no ano passado.
O assinante do canal a cabo julgou que a linha editorial da GloboNews estaria atendendo aos interesses do PT e do PSOL, e que a ironia na forma de informar, aliada às brigas recorrentes nos programas de debate da emissora, não eram legais de se assistir. Isso está forçando a GloboNews a fazer convites a políticos e especialistas de direita para seus programas, e já reflete mudanças de posicionamento também da TV Globo, afetando o tratamento da informação nos telejornais do canal aberto.
Esse é um sinal perigoso e histórico. Perigoso, pois pode fazer com que, como já ocorreu outras vezes, jornalistas com opiniões de direita sejam a bola da vez nos meios de comunicação tradicionais. Histórico, pois o vazamento da pesquisa à Folha de São Paulo mostra como até pessoas de dentro da GloboNews estavam dispostas a fazer saber ao Brasil de que sim, a pressão popular, por meios públicos ou privados, pode influenciar até as convenções mais inquestionáveis da imprensa brasileira.
Recadinhos
Conforme a newsletter The News, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), avisou aos líderes dos partidos que, mesmo com apoio unânime, não há chance dele pautar o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O fato joga um balde de água fria na oposição, que diz ter 41 assinaturas pelo processo. Um momento de total covardia de Alcolumbre, que junto de Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, blefam ao país.
Novamente, os presidentes das duas casas do Congresso Nacional fazem a oposição ao governo Lula de boba, ou talvez mostram o despreparo dos líderes dos partidos contrários ao Planalto.
Citando meu pai Ivan de Lazzari, desejo a todos os leitores um feliz Dia dos Pais neste domingo (10). Que, apesar do frio previsto, nós possamos honrar nossos genitores. Aos pais, o desejo de que cumpram suas responsabilidades sempre!