sábado, agosto 2, 2025
InícioALESCNova lei em SC autoriza trânsito de máquinas agrícolas com sinalização obrigatória

Nova lei em SC autoriza trânsito de máquinas agrícolas com sinalização obrigatória

Nova legislação busca dar mais segurança aos agricultores durante o deslocamento de tratores e implementos no período de safra

Imagem gerada por IA.

Sete novas leis de autoria parlamentar foram sancionadas e já estão em vigor em Santa Catarina. Entre os destaques está a Lei 19.350/2025, que disciplinará o trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais. A norma é de autoria do deputado Altair Silva (PP), com coautoria de Oscar Gutz (PL), e tem como objetivo garantir mais segurança e previsibilidade para os agricultores catarinenses.

A nova legislação determina a instalação de placas de alerta nas rodovias que cortam áreas rurais, informando sobre trânsito ou cruzamento de tratores e implementos agrícolas. Também será obrigatória a sinalização das zonas de produção, indicando claramente o início e o fim dos trechos com tráfego agrícola.

“Nossa tentativa com essa matéria é assegurar que os agricultores possam trabalhar com tranquilidade em suas lavouras”, afirmou Altair Silva. Segundo o deputado, a iniciativa surgiu após casos de produtores multados ou até com os maquinários recolhidos durante a safra.


Regulamentação para guias de turismo

Outra norma sancionada é a Lei 19.382/2025, de autoria do deputado Neodi Saretta (PT), que regulamenta o exercício da profissão de guia de turismo em SC. O objetivo é valorizar os profissionais, garantir a segurança dos visitantes e combater a atuação irregular no setor.

- Continua após o anúncio -

A partir de agora, apenas profissionais cadastrados no Cadastur, sistema oficial do Ministério do Turismo, poderão atuar legalmente no estado. A medida visa profissionalizar o setor e destacar o turismo como uma atividade estratégica para a economia catarinense.


Outras leis sancionadas

  • Lei 19.359/2025 – Reconhece a Epagri, Cidasc e Ceasa/SC como empresas públicas de relevante interesse social e econômico. A norma prevê exigências como concurso público e valorização dos servidores.
  • Lei 19.337/2025 – Cria a Rota da Pesca Artesanal e Esportiva do Oeste, abrangendo 11 municípios, entre eles Chapecó, Itá e Palmitos.
  • Lei 19.349/2025 – Reconhece Iomerê como a Capital Catarinense da Suinocultura e do Cordeiro.
  • Lei 19.392/2025 – Institui o Dia Estadual de Valorização do Sesc e do Senac, a ser comemorado em 16 de maio.
  • Lei 19.338/2025 – Cria o Dia Estadual da Trancista Afro, celebrado em 6 de junho, valorizando a cultura afro-brasileira.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp