OUÇA AO VIVO

InícioSem categoriaJustiça manda afastar comandante do Grupamento de Choque da PM de Santa...

Justiça manda afastar comandante do Grupamento de Choque da PM de Santa Catarina

Informações G1

Justiça mandou afastar comandante do Grupamento de Choque da PM de Santa Catarina. — Foto: PMSC/Divulgação

Na quinta-feira (18), a Vara de Direito Militar de Florianópolis (SC) mandou afastar o comandante do Grupamento de Choque da Polícia Militar, tenente-coronel Maurício Silveira. Ele foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por ter deixado de tomar providências em relação a condutas ilegais cometidas por subordinados dele.

Em nota, a Polícia Militar de Santa Catarina afirma que “vai acompanhar as decisões que deverão ser acatadas de acordo com a lei”. A corporação também confirmou que o comandante já foi afastado.

- Continua após o anúncio -

Cabe recurso da determinação. A Vara de Direito Militar aceitou a denúncia do MPSC e Silveira é réu no processo. O Grupamento de Choque da PM é localizado em Florianópolis.

Denúncia

De acordo com o MPSC, em abril de 2018 dois PMs do Grupamento de Choque, um deles capitão, e dois de outros batalhões criaram um grupo para investigar Carlos Alberto Pereira, um homem que tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas e outras infrações.

No mês seguinte, Pereira foi assassinado em São José, na Grande Florianópolis, e três dos policiais entraram clandestinamente no apartamento dele.

O comandante Silveira teve conhecimento da infração dos PMs por causa da abertura de um inquérito da Polícia Civil sobre isso. Porém, conforme a denúncia, ele não tomou os procedimentos necessários.

O MPSC denunciou o tenente-coronel pelos crimes de prevaricação, que é deixar de praticar um ato de ofício para satisfazer interesse pessoal, e condescendência criminosa, que é não responsabilizar um subordinado quando ele cometer uma infração durante o trabalho.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se