sexta-feira, abril 4, 2025
InícioKauê e July por aíFrio, neve, renas e Aurora Boreal: conheça Tromsø

Frio, neve, renas e Aurora Boreal: conheça Tromsø

Leia a coluna de Kauê Vinícius e Juliana Spindula:

Para nós brasileiros, visitar destinos conhecidos da Europa durante o inverno pode ser desafiador.
Paris, Amsterdã, Londres, Lisboa… Esse são destinos que podem facilmente chegar a temperaturas bem baixas, e muitos brasileiros torcem o nariz quando imaginam enfrentar temperaturas próximas a zero.

Mas imagine então ir mais ao norte… Mais precisamente no Círculo Polar Ártico.
Nessa parte do planeta as temperaturas podem facilmente superar os -20°C (ISSO MESMO!!!!!!).

E é nessa região que está localizada uma cidade que é conhecida como a Capital da Aurora Boreal: Tromsø.

Dentre as tantas cidades que estão no Círculo Polar Ártico, a norueguesa Tromsø é um dos melhores pontos de partida para fazer as famosas “caçadas a aurora”.

- Continua após o anúncio -


A cidade tem cerca de 70 mil habitantes e, diferente de outros destinos famosos pela Aurora, a cidade conta com um clima “agradável” para a latitude que se encontra.
Isso ocorre pois as correntes marítimas trazem calor do sul, deixando o clima menos extremo.

Não pegamos em nenhum dos dias temperaturas inferiores a -8°C
Mas isso na cidade! Alguns quilômetros ao oeste e as temperaturas despencam.

É nessa região que ocorrem dois fenômenos incríveis: Sol da Meia Noite e Noite Polar.

SOL DA MEIA NOITE: nesse fenômeno o sol não se põe no horizonte. Como sabemos que a terra não é plana(!!!!), o movimento de rotação, translação e inclinação do eixo faz com que, no período próximo ao solstício de verão, o sol fique visível 24 horas por dia.

NOITE POLAR: fenômeno oposto que acontece durante o inverno, em que o sol não nasce. Durante nosso período na região pudemos conferir esse fenômeno e foi surreal! Durante cerca de 3 horas há um certo crepúsculo no céu, mas o sol não chega a nascer. São cerca de 20 horas de escuridão total!!!

AURORA BOREAL

Se tem um fenômeno da natureza que praticamente todo mundo tem o sonho de ver, é a Aurora Boreral. E sempre comentamos que todos deveriam ter a oportunidade de assistir esse fenômeno pelo menos uma vez na vida.

Tivemos a oportunidade de realizar esse sonho na fronteira entre Noruega e Finlândia e vamos contar um pouquinho de como é a logística – nada simples, diga-se de passagem – para apreciar esse espetáculo.

Primeiramente, para ver a Aurora Boreal prepare-se para o frio, já que ela é observada com mais frequência de outubro a março, e apenas nas áreas de elevada latitude, como o Polo Norte, em razão da força do campo magnético da Terra.

Países como Noruega, Suécia, Finlândia, EUA, Islândia e Canadá são os principais destinos para ver esse fenômeno.

Como citamos, Tromsø é um dos melhores lugares do mundo para conseguir ver esse fenômeno. E porque isso? Além da boa estrutura turística da cidade, para ver a Aurora precisa-se de: escuridão, céu limpo(pois elas ocorrem acima das nuvens) e atividade solar.

O clima nessa região é propenso para isso. Há mais dias com céu aberto, e como citamos não há luz solar durante o inverno. Quanto a atividade solar é um fator que independe da região e, nesse quesito, conta-se com a sorte.

As Auroras Boreais ocorrem a partir do impacto entre partículas solares e a atmosfera terrestre.
Ao entrar na atmosfera, as partículas solares são canalizadas pelo campo magnético da Terra e se concentram nos polos. Quando encontram outros elementos como moléculas de oxigênio e nitrogênio, formam-se os pontos luminosos e as faixas circulares ou horizontais, cheias de cores que chamamos de Aurora Boreal.

CAÇADA A AURORA BOREAL

Em nossa primeira noite na cidade de Tromsø, já tivemos a oportunidade de ver pela primeira vez esse fenômeno da janela do quarto do hotel. Mas com as luzes da cidade, a intensidade era muito fraca com tons de cinza.

Lembra que falamos da escuridão?

Para ver com mais clareza, quanto menos luz, melhor.
É por isso que para observar esse espetáculo da natureza, é necessário fazer uma verdadeira caçada.

Durante os 4 dias na cidade, fizemos 2 caçadas à Aurora com ônibus (haviam opções com micro-ônibus e particulares, mas o preço era elevado), que duram cerca de 9 horas cada.

O ônibus saiu do centro da cidade por volta das 18 horas em busca da localização perfeita que aliasse pouca luz e céu limpo.

Rodamos por cerca de 5 horas – fazendo algumas paradas – sempre em busca do lugar ideal.
Na primeira noite cruzamos a fronteira com a Finlândia, até chegarmos em um lago congelado, a cerca de 160 km de Tromsø.

Lembra que comentamos que fazia frio ao oeste? Pois é… Nesse ponto a temperatura era de -14°C!!!!!

Montamos as câmeras, acendemos uma fogueira, comemos biscoitos e bebemos chocolate quente.

Alguns minutos depois ela apareceu! Foi uma experiência indescritível. Mesmo não sendo com a intensidade que esperávamos, foi um sentimento que não se pode expressar em palavras.

Em nossa segunda tentativa, dois dias depois, o clima não deu trégua.
Rodamos por várias horas em busca de uma brecha no céu, mas nada…
Pegamos uma forte nevasca inclusive, que também foi uma experiência muito bacana.

DICAS IMPORTANTES:

– Vá com roupas para frio extremo. Não é brincadeira. Sentimos os dedos congelarem em alguns momentos pois não estávamos com luvas e botas apropriadas.
– Guarde as baterias e celulares junto ao corpo. As temperaturas extremas descarregam as baterias numa velocidade impressionante!
– Não há nenhuma garantia que possa ver a Aurora. É um fenômeno natural que está sujeito a muitos fatores. Mas aproveite a experiência!
– Para ver a Aurora basicamente precisa de: escuridão, atividade solar(quanto mais, melhor), céu limpo.
– Leve uma câmera DSLR ou Mirrorless com tripé.
– Pesquise bastante como fotografar aurora. Mas os passeios geralmente incluem foto.

FAZENDA DE RENAS

Outro passeio imperdível na cidade é visitar uma fazenda de renas e conhecer a cultura do povo nativo da região: o Sami. Os Sami vivem e trabalham nesta região há séculos e só recentemente passaram a convidar visitantes para fazer parte da sua vida cotidiana.

Saímos de Tromsø e seguimos de micro-ônibus para uma fazenda nas redondezas da cidade, onde pudemos alimentar um rebanho de cerca de 300 renas selvagens. No final ainda fizemos um passeio de trenó puxado por renas. O passeio ainda inclui bebida e refeição tradicional feita dentro de uma típica cabana Sami.

OUTRAS ATIVIDADES:

MUSEU POLAR: Museu universitário com exposições científicas, culturais e arqueológicas relacionadas à área de Tromsø.

CATEDRAL DE TROMSØ: catedral luterana localizada no centro da cidade de Tromsø, inaugurada em 1861.

POLARIA: aquário mais setentrional do mundo.

CATEDRAL DO ÁRTICO: igreja paroquial da Igreja da Noruega, localizado no vale Tromsdalen, no lado leste da cidade de Tromsø.

FJELLHEISEN: teleférico localizado próximo a Catedral do Ártico. Queríamos muito ter visitado, mas não conseguimos. Fica para a próxima oportunidade.


ONDE SE HOSPEDAR

Nós ficamos hospedados no Comfort Hotel Xpress Tromsø.
A localização é fantástica e o piso do banheiro é aquecido.
Ponto negativo é o tamanho do quarto – mas que já sabíamos de antemão que seria pequeno – e não ter café da manhã. Mas como a caçada a Aurora geralmente retorna de madrugada, não fez tanta falta assim já que acordávamos tarde.

COMO CHEGAR EM TROMSØ

Não existem voos diretos no Brasil. Mas são vários os voos partindo de cidades como: Oslo, Estocolmo, Paris, Londres, Düsseldorf, Copenhague, entre outras cidades.


Gostou das nossas dicas?

Então siga @kaueejulyporai no Instagram, e nos ajude a continuar divulgando destinos.

Na próxima semana traremos mais dicas para você! Até lá…

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp