
O presidente do Sebrae, Décio Lima, defendeu que a solução para a economia está nos municípios, junto aos pequenos negócios, durante a abertura do evento Transformar Juntos, nesta quarta-feira (23), em Brasília. O evento reuniu mais de 2,5 mil gestores e incentivou as prefeituras a procurarem alternativas para fomentar o desenvolvimento territorial.
Décio Lima ressaltou a necessidade de integração entre os diversos atores que atuam nos municípios para promover o desenvolvimento local e a inclusão por meio do apoio aos pequenos negócios. Ele destacou que, somente em Santa Catarina, os pequenos negócios foram responsáveis por movimentar R$ 2,4 bilhões nas compras públicas em 2024, representando 28% do total e um crescimento de 52% em relação ao ano anterior.
O presidente do Sebrae também mencionou a Plataforma Contrata + Brasil, do governo federal, que cadastra microempreendedores individuais (MEI) para executarem pequenos serviços nas administrações públicas. A ferramenta já possui mais de 700 órgãos inseridos, incluindo prefeituras municipais, cadastrados para ofertar oportunidades locais. Os MEIs inscritos na plataforma recebem notificações automáticas pelo WhatsApp sempre que surgir uma oportunidade de trabalho no seu município.
Durante o evento, a ministra substituta da Secretaria Geral da Presidência da República, Kelli Mafort, enalteceu o papel desenvolvido pelo Sebrae nos territórios, destacando que a entidade estimula a cooperação e a participação social. O ministro do Turismo, Celso Sabino, também ressaltou a importância do Sebrae no sucesso do setor, mencionando que mais de 90% das empresas de turismo são pequenos negócios.