segunda-feira, agosto 10, 2026
InícioSem categoriaAr polar derruba temperaturas no RS e Serra registra -1.9°C nesta segunda-feira

Ar polar derruba temperaturas no RS e Serra registra -1.9°C nesta segunda-feira

Frio voltou a provocar mínimas negativas no Rio Grande do Sul; semana terá sol, geada e mudança no tempo com risco de temporais.

Foto: Andrews Mohr/Portal G1

⚡ Em Resumo:

  • O que é: Uma massa de ar polar provocou forte queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (10), com registro de mínima negativa.
  • Números/Dados: Cambará do Sul marcou -1,9°C; Caçapava do Sul teve -0,1°C. Rajadas de vento podem chegar a 50 km/h.
  • Onde: O frio atingiu principalmente a Serra Gaúcha e outras regiões do estado, com temperaturas próximas de 0°C em vários municípios.
  • Quem afeta: Moradores de todo o Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas onde há previsão de geada e, a partir de quarta-feira (12), possibilidade de temporais.

O Rio Grande do Sul voltou a registrar temperaturas negativas nesta segunda-feira (10). O frio provocado pela atuação de uma massa de ar polar fez os termômetros chegarem a -1,9°C em Cambará do Sul, na Serra Gaúcha, onde também houve formação de geada.

Outras cidades tiveram temperaturas próximas de 0°C durante o amanhecer. Em São Francisco de Paula, a mínima foi de 0,1°C. Lavras do Sul registrou 0,3°C, enquanto Piratini e Caçapava do Sul tiveram 0,4°C.

Quais foram as menores temperaturas registradas no RS?

Cambará do Sul teve a menor temperatura do estado, com -1,9°C. Na sequência, Caçapava do Sul registrou -0,1°C e São Francisco de Paula chegou a 0,1°C.

- Continua após o anúncio -

Confira outras mínimas registradas nesta segunda-feira:

  • Cambará do Sul: -1,9°C
  • Caçapava do Sul: -0,1°C
  • São Francisco de Paula: 0,1°C
  • Piratini: 0,3°C
  • Lavras do Sul: 0,3°C
  • Serafina Corrêa: 0,6°C
  • Canela: 0,7°C
  • Dom Feliciano: 0,7°C
  • Hulha Negra: 0,9°C
  • Encruzilhada do Sul: 1,0°C
  • Caxias do Sul: 1,2°C
  • Bagé: 1,3°C
  • Ilópolis: 1,3°C
  • Putinga: 1,3°C
  • São José dos Ausentes: 1,4°C
  • Ibirubá: 1,4°C
  • Lagoão: 1,7°C
  • Montenegro: 1,7°C
  • Relvado: 1,8°C
  • Casca: 1,8°C

O que provoca a queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul?

Segundo a Climatempo Meteorologia, a queda nas temperaturas é provocada pelo ar polar que avançou sobre o estado no fim de semana. A massa de ar frio mantém o tempo firme e favorece madrugadas geladas e a formação de geada.

Além do frio, algumas regiões do estado registram vento. Na Fronteira Oeste, Noroeste, Missões e parte da Região Central, as rajadas podem chegar a 50 km/h.

Como fica o tempo no RS nesta terça-feira?

A terça-feira (11) deve começar novamente com temperaturas baixas e possibilidade de geada. O sol deve predominar em grande parte do Rio Grande do Sul, favorecendo a elevação das temperaturas durante a tarde.

No Norte, Noroeste e Nordeste, porém, há previsão de pancadas de chuva durante a tarde devido à atuação de um sistema frontal.

Quando a chuva e os temporais devem retornar ao estado?

A mudança mais significativa no tempo está prevista para quarta-feira (12). A instabilidade deve avançar por diferentes regiões do Rio Grande do Sul, aumentando o risco de temporais.

Há possibilidade de chuva forte em curtos períodos, além de trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento. A condição de instabilidade deve continuar na quinta-feira (13), com novos temporais em diferentes pontos do estado.

Com informações do portal G1

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp