Uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar de São Lourenço do Oeste de Santa Catarina (SC) resultou nesta sexta-feira (8), na prisão de um homem, de 23 anos, pela prática de, ao menos três fraudes conhecidas como “golpe do motoboy” ou “golpe do cartão clonado”.
Segundo os policiais, a dinâmica dos crimes acontece da seguinte maneira; integrantes do grupo criminoso contatavam as vítimas (preferencialmente idosos), por telefone, convencendo-as de que seus cartões de crédito haviam sido clonados. Diante disso, eles insistiam que os cartões precisavam ser cancelados e entregues a um (falso) bancário ou (falso) policial que iria até a residência das vítimas.

Com o cartão e a senha em mãos, um dos criminosos passava a realizar saques e operações clandestinas, causando grandes prejuízos econômicos às vítimas.
Conforme os policiais, o homem foi preso em flagrante pelos crimes de fraude eletrônica e por integrar organização criminosa. Os policiais destacam que a prisão foi possível graças ao rápido registro de ocorrência feito pelas vítimas e colaboração da comunidade.
No ano de 2021, já haviam sido presos outros três criminosos pela prática dos mesmos delitos em São Lourenço do Oeste. Com esta, a polícia efetua a quarta prisão na comarca em razão da mesma fraude. O preso foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.