OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICAVÍDEO: PRF participa de operação contra quadrilha de estelionatários

VÍDEO: PRF participa de operação contra quadrilha de estelionatários

Imagem: PRF

Na manhã desta terça-feira, (31), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deu início à “Operação Repasse” para combater uma quadrilha de estelionatários que atuava nos estados de Santa Catarina e Paraná. Agentes da Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina também estão envolvidos na operação.

A ação resultou no cumprimento de 45 mandados de busca e apreensão e 33 de prisão em diversas cidades, incluindo Joinville, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú e Blumenau em Santa Catarina, além de Curitiba e Pontal do Paraná no Paraná. A PRF de Santa Catarina executou dois mandados de prisão, ambos em Joinville.

A operação também abrange a busca por 14 veículos, a maioria deles sendo veículos importados e de luxo. Os crimes sob investigação envolvem estelionato, falsificação (falsidade ideológica e falsificação de documentos), lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

- Continua após o anúncio -

A investigação teve início em maio de 2023 na cidade de Ituporanga, em Santa Catarina, quando vítimas da região relataram terem sido lesionadas pelos criminosos. Eles trouxeram o caso ao conhecimento do Promotor de Justiça, levando à coleta de provas que embasaram os pedidos de medidas judiciais e sua aprovação pelo Poder Judiciário. A quadrilha operava principalmente online, enganando vítimas ao vender veículos inexistentes. Os compradores só perceberam o golpe depois de transferir dinheiro para estelionatários.

A investigação também revelou que os membros da quadrilha usavam o sistema bancário e terceiros para ocultar a origem ilegal do dinheiro, utilizando pessoas como “laranjas” para receber e sacar os valores obtidos por meio do golpe. A quadrilha obteve lucros significativos, com a investigação apontando que, em um período de 45 dias, movimentaram aproximadamente 6 milhões de reais.

A denominação “Operação Repasse” faz referência ao termo usado em revendas de veículos, quando um veículo é oferecido a um preço de “custo” e é aceito como parte do pagamento na compra de um veículo novo ou de maior valor.

Imagem: PRF
Imagem: PRF
Imagem: PRF
Imagem: PRF
Imagem: PRF
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se