
Era 19h37min da última quinta-feira (16), quando um carro se aproximou rapidamente da portaria do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Um pai pedia socorro, pois o filho estava engasgado e não conseguia respirar. Policiais interviram rapidamente e conseguiram salvar a criança (assista o salvamento no fim da matéria).
Leia mais: Bombeiros ensinam como agir em situação de engasgamento em crianças
A criança tinha menos de quatro meses de idade. Além do pai, a avó e uma tia acompanhavam o menino. No local estavam três policiais militares. Um deles de serviço e os outros dois já em seu momento de folga.
Atendendo ao chamado, o soldado Leonardo Daudt Vieira, que estava mais próximo, rapidamente pegou a criança e iniciou a manobra de Heimlich. Esse policial havia recém terminado o seu turno de trabalho e saia do quartel quando tudo aconteceu.
Após alguns instantes a criança expeliu um líquido e começou a chorar. Foi o momento de alívio para todos os presentes.
Neste momento os bombeiros voluntários já estavam a caminho, pois o policial militar de serviço já havia feito o chamado por telefone.
Em seguida a criança foi encaminhada para atendimento médico já em situação estável. Minutos depois a mãe da criança chegou ao local. Sendo um momento de emoção para os pais.
No dia seguinte, o pai agradeceu o apoio recebido pela Polícia Militar e informou que o filho está muito bem. O comandante do 14° BPM, tenente-coronel Valdeci de Oliveira da Silva, assim como topa tropa, parabenizaram os soldados Daudt, Rossini e Ferreira pela rápida e decisiva ação.
A ação foi filmada pelo sistema de videomonitoramento do batalhão. Veja as imagens: