
Na tarde desta quarta-feira (17), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) resgatou uma cobra da espécie jararaca no bairro Costeira do Pirajubué, em Florianópolis (SC). O animal estava emaranhado em uma bicicleta, próximo a uma residência, na Servidão Hélio Santos.
A guarnição foi acionada por moradores e realizou o resgate com segurança. A serpente será solta em uma área de natureza apropriada, distante de zonas residenciais.
Inicialmente, foi divulgado que se tratava de outra espécie, mas a informação foi corrigida: a cobra era uma jararaca, uma das mais comuns e perigosas do Brasil. Essa espécie é peçonhenta e possui um veneno altamente tóxico.
Uma picada de jararaca pode ser fatal, especialmente se o atendimento não for imediato. Os efeitos incluem sangramentos, falência renal e necrose dos tecidos, podendo causar amputações ou até levar à morte.
O Corpo de Bombeiros alerta que, ao se deparar com animais silvestres ou peçonhentos, o ideal é manter distância e acionar imediatamente os serviços de emergência, através do telefone 193.