Vídeo: Bombeiros salvam criança de três anos engasgada com leite - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Vídeo: Bombeiros salvam criança de três anos engasgada com leite

A mãe da criança foi de carro junto da avó para pedir ajuda na sede do batalhão

Informações GaúchaZH

Foto: Corpo de Bombeiros / Reprodução

No sábado (17), os bombeiros de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul salvaram um menino de três anos que se engasgou com leite. A mãe da criança foi de carro junto da avó para pedir ajuda na sede do batalhão.

Os bombeiros retornavam de uma ocorrência quando um carro buzinou. Em seguida, uma jovem e a mãe dela desceram do carro com uma criança de três anos nos braços. A mulher desesperada, dizia que o filho havia se engasgado em casa enquanto tomava leite. A família mora a quatro quadras do batalhão. 

De imediato, os bombeiros constataram que a criança estava mole e com os lábios roxos.  Iniciaram, então, os procedimentos. Primeiro, com a manobra de Heimlich, que consiste em pressionar a barriga com os dedos para provocar uma tosse. Em seguida, o menino foi colocado com a barriga pra baixo e recebeu tapas nas costas. A manobra fez com que o leite saísse e a respiração voltasse ao normal.



A criança foi encaminhada pelos próprios bombeiros a Santa Casa de Santo Antônio da Patrulha onde segue hospitalizada. Os oficiais que atenderam à ocorrência visitaram o menino que está em observação e fora de perigo. 

“Não chega a ser algo constante, mas esse mês eu já atendi duas situações dessas” diz o sargento Gabriel Chaves. 

Ele relata também ter recebido muitas mensagens e ligações felicitando pelo fato. 

“É gratificante este reconhecimento. A gente não salvou somente uma vida. A gente salvou uma família” concluiu o bombeiro.