No último domingo (19), o prefeito de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, Nestor Tissot, se reuniu com os secretários de todas as pastas municipais e a Brigada Militar para definir ações preventivas a desastres que podem ocorrer devido ao grande volume de chuvas dos últimos dias. Conforme a Administração Municipal, entre as principais ações, está a evacuação do bairro Três Pinheiros devido ao risco de queda de barreira, pois parte do solo da localidade está cedendo e há rachaduras na Rua Ladeira das Azaléias.
“As famílias que não têm para onde ir, estão sendo abrigadas no ginásio do bairro Jardim. A Brigada Militar já deslocou parte do efetivo para o bairro, a fim de garantir a segurança de todas as residências”, informou a prefeitura.
Para fazer o pedido de evacuação, o prefeito realizou uma reunião junto à comunidade, por volta das 16h30 do domingo, na Praça Vereador Garibaldi Ferreira dos Santos. O principal pedido da Administração Municipal, é que as famílias colaborem com a evacuação do bairro, garantindo a segurança de todos. “Sabemos que é difícil, mas pedimos tranquilidade e compreensão neste momento”, disse Nestor.
Aproximadamente 110 famílias saíram de suas casas, somando moradores do bairro Três Pinheiros e os moradores da Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini, que também teve cedência do solo.