
Dois estudantes foram mortos e outros três ficaram feridos após um ataque a tiros na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, interior do Ceará, na manhã desta quinta-feira (25). O crime aconteceu durante o intervalo das aulas, quando diversos alunos estavam no pátio da instituição.
As vítimas fatais foram identificadas como Vitor Guilherme (VG) e Cláudio, que estavam no pátio quando foram atingidos. Os feridos foram socorridos pelo Samu e encaminhados a unidades de saúde, mas ainda não há informações sobre o estado clínico deles.
Segundo testemunhas, os disparos partiram de pessoas que estavam do lado de fora da escola. A motivação do crime ainda não foi esclarecida. Pais e amigos das vítimas se reuniram em frente ao colégio, que rapidamente recebeu reforço policial.
O ataque ocorre um dia após uma tentativa de homicídio perto de outra escola pública, no bairro Sumaré, também em Sobral. Até o momento, não há confirmação de relação entre os dois casos.
O clima é de medo entre os alunos. “Não dá mais ânimo de vir, porque a gente vai estar correndo risco”, disse um estudante que estava na escola no momento do ataque. Outro relatou que só não foi à aula por acaso e se disse “surpreso com a notícia de que passaram atirando”.
Essa não é a primeira vez que a cidade enfrenta uma tragédia em ambiente escolar. Em 2022, um adolescente abriu fogo contra colegas dentro de sala de aula, matando um jovem de 15 anos.
A Escola Estadual Luiz Felipe atende apenas turmas do ensino médio, com 1.159 alunos e 54 professores, segundo o Censo Escolar 2024. Apesar dos desafios educacionais — apenas 38% dos alunos do 3º ano tinham nível adequado de português em 2023 — a instituição também acumula conquistas, como nove estudantes com nota acima de 900 na redação do Enem 2024.
Fonte: G1