Nesta quarta-feira (16), um navio da Marinha do Brasil, que está atracado no Porto de Itajaí, teve um princípio de incêndio. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio aconteceu na Fragata Rademaker e deixou 20 pessoas intoxicadas. Uma vítima foi socorrida em estado grave pela aeronave Arcanjo, dos Bombeiros.

Segundo informações preliminares, ainda não confirmadas pela Marinha, o incêndio ocorreu na cozinha da embarcação. A operação envolve cerca de 2 mil militares e 319 Aspirantes da Escola Naval, que experimentam a vida e a rotina dos navios da Esquadra.
A Aspirantex 2019 visita os portos de Montevidéu, no Uruguai, Rio Grande, Itajaí e Paranaguá, e tem duração de 20 dias. Durante esse período são feitos exercícios de caráter militar, como operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar, manobras táticas entre os navios, exercícios de tiro, exercícios de combate a incêndio, entre outros.
Há três navios da operação atracados em Itajaí. Além da fragata Rademaker, há uma embarcação no píer turístico e outra na Delegacia da Capitania dos Portos. O Porto de Itajaí ressalta, por meio da assessoria de imprensa, que o incidente não tem relação com as atividades portuárias.

*Informações Diário Catarinense