

Dois caminhões com excesso de carga e múltiplas irregularidades foram flagrados nesta quarta-feira (03) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-282, nos municípios de Pinhalzinho e Nova Itaberaba, no Oeste de Santa Catarina. Ambos foram retidos e multados.
O primeiro caminhão transportava 8 toneladas de pedra brita acima do limite permitido. Além disso, apresentava diversos problemas, como faróis queimados, ausência de lona de proteção na carga, falta de faixas refletivas laterais e tacógrafo vencido. O motorista ainda não comprovou o descanso mínimo obrigatório previsto por lei.
Já o segundo veículo apresentava um excesso ainda maior: 11 toneladas de carga além do permitido. Também estavam comprometidas a segurança e a legalidade do transporte, com faróis queimados, tacógrafo vencido, para-brisa trincado, ausência de lona e visibilidade da placa, além de quatro pneus completamente carecas. O condutor, assim como o primeiro, não apresentou comprovação de descanso.
Ambos os caminhões foram retidos no local até que as irregularidades fossem corrigidas e a carga excedente, devidamente transbordada para outros veículos.
Segundo a PRF, transportar peso além do permitido danifica o asfalto — que é patrimônio público —, provocando buracos, rachaduras e desníveis. Isso aumenta o custo de manutenção das rodovias, pago por toda a sociedade. Além disso, o excesso de carga compromete os sistemas de freio e suspensão dos caminhões, elevando consideravelmente o risco de acidentes graves nas estradas.