
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) fez uma grande apreensão na tarde desta quarta-feira (23), ao desmantelar uma plantação de maconha com 138 mil pés na cidade de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí. A operação levou à prisão em flagrante de um homem de 45 anos, apontado como o responsável pelo cultivo da droga.
A plantação, que ocupava uma área equivalente a cinco campos de futebol, foi encontrada em uma propriedade pertencente ao suspeito. De acordo com as autoridades, a quantidade de maconha cultivada poderia gerar até 31 toneladas de droga seca, uma quantidade estimada entre 31 milhões e 62 milhões de cigarros de maconha, com valor de mercado que pode variar entre R$ 74 milhões e R$ 185 milhões.
Durante a operação, além da grande quantidade de maconha, foram apreendidas três armas de fogo: um revólver calibre 38, uma carabina calibre 24 e uma espingarda calibre 28. O suspeito, natural de Santa Catarina e sem antecedentes criminais, foi encaminhado à delegacia de Ituporanga, onde será processado por tráfico de drogas e posse ilegal de armas.
A descoberta é considerada uma das maiores apreensões relacionadas ao cultivo ilegal de maconha já realizadas na região. A Polícia Militar segue investigando o caso, tentando identificar se há mais envolvidos na operação de cultivo e distribuição da droga.