quarta-feira, outubro 22, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAPolícia Civil investiga mais de 100 casos de falsificação em CNHs de...

Polícia Civil investiga mais de 100 casos de falsificação em CNHs de estrangeiros em Chapecó

A maioria dos casos envolve cidadãos venezuelanos

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Santa Catarina está investigando mais de 100 casos de falsidade documental e falsidade ideológica em procedimentos de trânsito realizados na 12ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), em Chapecó, no Oeste catarinense. As irregularidades envolvem principalmente cidadãos estrangeiros, em especial venezuelanos, que tentaram validar carteiras de habilitação com documentos falsificados ou adulterados.

Desde o início de 2025, o setor responsável pelas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) da Delegacia Regional vem identificando reiteradas tentativas de fraude. Em grande parte dos casos, foram apresentados endereços falsos e certificados de habilitação estrangeiros com QR Codes adulterados, impossibilitando a verificação de autenticidade junto aos órgãos oficiais da Venezuela.

Atualmente, 121 casos já foram registrados e estão sendo investigados pela 1ª Delegacia de Polícia Civil (DPCo) de Chapecó. Todos os documentos suspeitos tiveram suspensão administrativa imediata, e as CNHs envolvidas não estão válidas no sistema.

- Continua após o anúncio -

A Polícia Civil reforça que condutores estrangeiros podem dirigir no Brasil por até 180 dias após a entrada no país, sendo necessário, após esse prazo, validar a habilitação ou obter uma CNH brasileira.

Os crimes investigados são de falsidade ideológica e falsidade documental em documentos públicos, com penas que variam de 1 a 6 anos de reclusão, além de multa.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se