A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, na manhã desta segunda-feira (19), um mandado de busca e apreensão contra um adolescente de 16 anos, suspeito da prática de diversos atos infracionais ocorridos nas cidades de Xanxerê e região entre 2024 e 2025. A ação ocorreu em uma residência no bairro Palmares, no município de Palma Sola, no Oeste do Estado.
De acordo com a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Xanxerê, responsável pela operação, o jovem é investigado por crimes como furto, estupro e extorsão. A operação contou com o apoio da Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim e da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Xanxerê.
O adolescente foi localizado na varanda da residência, acompanhado de seu pai. Devido ao histórico de fugas anteriores — primeiro de Xanxerê para Vargeão, e depois para Palma Sola — os policiais utilizaram algemas durante a abordagem para evitar nova evasão.
Após ser apreendido, o jovem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP) de São Miguel do Oeste, onde ficará à disposição da Justiça. Segundo laudo pericial, ele não apresentava lesões no momento da apreensão.
A operação foi realizada sem intercorrências.