
Uma operação da Polícia Militar Rodoviária resultou na apreensão de uma grande quantidade de mercadorias oriundas do Paraguai, por volta das 4h da madrugada desta quinta-feira (10), no km 39 da rodovia SC-155, em Bom Jesus, no Oeste de Santa Catarina.
Durante a execução da Operação Protetor, que visa combater crimes como contrabando, descaminho e tráfico de drogas, a guarnição abordou um ônibus Mercedes-Benz/Mpolo Paradiso R, com placas de Santa Maria (RS). O coletivo fazia o itinerário de Barreiras (BA) até Santa Maria.
Ao inspecionar o compartimento de bagagens, os policiais sentiram um forte odor de cigarro e encontraram diversas malas contendo produtos irregulares. Entre os itens apreendidos estavam cerca de 500 cigarros eletrônicos, 600 maços de cigarro da marca Classic, roupas, eletrônicos e outros materiais. As mercadorias, sem os devidos desembaraços aduaneiros, ultrapassavam o limite permitido para importação e são proibidas para comercialização no Brasil.
Através da identificação nas bagagens e com o auxílio do motorista do ônibus, os agentes identificaram os responsáveis: um homem de 50 anos (três bagagens), uma mulher de 48 anos (três bagagens) e outra mulher de 35 anos (duas bagagens).
A Polícia Federal de Chapecó foi comunicada da ocorrência. As mercadorias foram lacradas e armazenadas em sacos de ráfia na presença dos envolvidos. Após o registro da ocorrência, os suspeitos e o veículo foram liberados.
O caso será encaminhado à Receita Federal, e a ocorrência foi registrada como crime de contrabando e descaminho, previstos no Código Penal Brasileiro.