




A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a Operação Proteção Integral II, que visa combater crimes cibernéticos relacionados à produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil. Em Santa Catarina, duas prisões em flagrante foram realizadas — uma delas em Chapecó.
Na cidade do Oeste catarinense, os policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão e encontraram arquivos ilegais armazenados em dispositivos eletrônicos. O suspeito foi detido em flagrante e levado à delegacia da PF para os procedimentos legais. A segunda prisão no estado ocorreu em Herval d’Oeste, sob as mesmas circunstâncias.
Ao todo, a operação cumpriu 127 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todos os estados do país, mobilizando 451 policiais federais e 150 policiais civis. Durante as ações, 26 pessoas foram presas em flagrante por envolvimento com crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
A ação faz parte de um esforço conjunto entre forças de segurança estaduais e federais, e dá continuidade ao trabalho iniciado com a Operação Proteção Integral I, realizada em março deste ano. Apenas entre janeiro e abril de 2025, a PF cumpriu 612 mandados de prisão relacionados a crimes sexuais.
A Polícia Federal também reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância do acompanhamento dos filhos, tanto no ambiente virtual quanto no físico, para prevenir situações de risco.