

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a operação Direct CCA para reprimir crimes de descaminho e contrabando no Oeste de Santa Catarina. A ação teve como foco a comercialização ilegal de smartphones e cigarros eletrônicos, também conhecidos como “pods” ou “vapes”. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no município de Concórdia/SC.
As investigações tiveram início em janeiro de 2024, após a PF receber informações de uma Unidade de Análise sobre a venda de produtos eletrônicos de origem estrangeira, trazidos clandestinamente ao Brasil e comercializados por meio das redes sociais.
Em maio de 2025, um dos suspeitos foi preso em flagrante duas vezes, por estar na posse de cigarros eletrônicos, configurando o crime de contrabando.
A Polícia Federal também apura a possível formação de associação criminosa. Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de descaminho, contrabando e associação criminosa, conforme previsto no Código Penal.
As investigações continuam em andamento, e novas diligências poderão ser realizadas, conforme a necessidade para o total esclarecimento dos fatos.
