
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22/10), a Operação Draupnir, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido com o tráfico internacional de drogas. A ação cumpre mandados de prisão temporária, busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores que somam mais de R$ 30 milhões.
As ordens judiciais, expedidas pela 4ª Vara Federal de Cascavel/PR, estão sendo cumpridas no estado de Santa Catarina, nas cidades de Chapecó, Xanxerê e Faxinal dos Guedes. Ao todo, foram emitidos dez mandados judiciais, sendo cinco de prisão temporária e cinco de busca e apreensão.
As investigações começaram em abril de 2024, após a apreensão de um caminhão carregado com aproximadamente 6,3 toneladas de maconha e 13 quilos de haxixe, ocultos sob uma carga de soja, na região de Santa Lúcia/PR. As apurações apontaram que o grupo utilizava uma empresa de transporte para movimentar grandes quantidades de drogas provenientes do Paraguai.
O inquérito revelou o modus operandi da organização, que incluía o uso de “batedores” para monitorar a presença policial nas rodovias e garantir o transporte seguro da droga. As investigações também identificaram a ligação do grupo com outro grande carregamento ilícito ocorrido em agosto de 2023, em Goiatuba/GO, quando foram apreendidas cerca de 3 toneladas de maconha escondidas em uma carga de fertilizantes.
A operação busca reunir novas provas, descapitalizar a organização criminosa e identificar outros envolvidos no esquema. Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.