terça-feira, novembro 25, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAPF deflagra nova fase de operação contra fraudes previdenciárias em SC

PF deflagra nova fase de operação contra fraudes previdenciárias em SC

Três mandados de busca foram cumpridos em Camboriú; investigação aponta criação de vínculos falsos para desviar pensões por morte

Foto: Divulgação | PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (25) a Operação Concubinato II, que apura a atuação de uma organização criminosa envolvida em fraudes previdenciárias em Santa Catarina. Nesta fase, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Camboriú, no Litoral Norte do estado.

A ação deriva da análise de materiais recolhidos na primeira etapa da investigação, deflagrada em 8 de agosto de 2024. De acordo com a PF, os novos elementos identificaram um núcleo composto por três irmãos, suspeitos de criar vínculos falsos de dependência entre segurados falecidos do INSS e supostos beneficiários que se habilitavam para receber pensões por morte.

Segundo os levantamentos iniciais, apenas esse núcleo teria movimentado cerca de R$ 150 mil em pagamentos indevidos. O esquema se baseava na apresentação de documentos falsificados e simulações de relacionamento ou união estável com segurados já falecidos.

- Continua após o anúncio -

A operação apura crimes de estelionato previdenciário e organização criminosa. Os materiais apreendidos serão encaminhados para análise e podem ampliar o entendimento sobre a estrutura e o alcance da fraude.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se