OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICAPF apura fraudes na compra de Próteses médicas em hospital de Xanxerê

PF apura fraudes na compra de Próteses médicas em hospital de Xanxerê

IMAGEM ILUSTRATIVA – Foto: Divulgação/Polícia Federal

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Federal deflagrou a Operação Arritimia, que investiga um grupo criminoso suspeito de utilizar verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) destinadas à aquisição de próteses cardíacas. São cumpridos mandados de busca e apreensão em hospital, consultórios médicos, empresas envolvidas e residências dos investigados. São cumpridos sete mandados em Xanxerê (SC) e dois em Florianópolis. Participam da ação 46 policiais federais. Cinco servidores da Controladoria Geral da União apoiam na operação.

Conforme a Polícia Federal, as investigações apontam indícios de que os fornecedores das próteses eram escolhidos por médico e diretores do hospital de Xanxerê. Em troca eles recebiam benefícios pessoais, que consistiam no recebimento de valores em dinheiro, no patrocínio de viagens e/ou formalização de contratos fictícios de prestação de serviços de consultoria, utilizados para dissimular os pagamentos ilícitos.

Investigação

- Continua após o anúncio -

De acordo com a PF, durante as investigações, foi constatado que o médico responsável por escolher as empresas fornecedoras das próteses cardíacas teria recebido irregularmente mais de 4,2 milhões de reais entre os anos de 2014 e 2019.

Ainda segundo a PF, há indícios de que a fila de cirurgias do SUS estaria sendo fraudada pelos envolvidos. A Polícia informou que os investigados podem ser indiciados pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Além de outros delitos que eventualmente forem identificados.

Hospital Regional São Paulo de Xanxerê

O Hospital Regional São Paulo de Xanxerê encaminhou uma nota sobre a operação realizada. Conforme a nota, a direção do hospital está tranquila e colabora com a investigação desde o início.

Confira a nota na integra

O Hospital Regional São Paulo (HRSP), vem a público se manifestar diante da Operação Arritmia, que ocorre na manhã desta terça-feira (24), onde a Polícia Federal, no cumprimento regular do seu dever, realizou a coleta de informações e documentos junto a instituição.
A direção do HRSP está tranquila e informa que colabora, desde o início da operação, com o trabalho da polícia, com o intuito de que sejam apurados os fatos da denúncia o mais breve possível.
Reforçamos à toda a população que os trabalhos de assistência à saúde não serão afetados e seguem regularmente.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se