domingo, setembro 7, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAOperação "Pasto Seguro" recupera gado furtado e prende homem no Oeste de...

Operação “Pasto Seguro” recupera gado furtado e prende homem no Oeste de SC

Operação da Polícia Civil resultou na prisão de um homem de 59 anos e na recuperação de quatro novilhas furtadas na zona rural de Saudades (SC)


Na manhã desta quarta-feira (04), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia do Município de Saudades, deflagrou a operação “Pasto Seguro”, que resultou na prisão em flagrante de um homem de 59 anos e na recuperação de quatro novilhas que haviam sido furtadas de uma propriedade rural da região.

A ação contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Pinhalzinho e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC).

As investigações começaram no início de agosto, após o registro de um boletim de ocorrência informando o furto de oito cabeças de gado — quatro da raça holandesa e quatro da raça jersey —, com idade entre 1 e 2 anos, em área rural de Saudades.

- Continua após o anúncio -

Após diligências e monitoramento do principal suspeito, a Polícia Civil localizou quatro das novilhas furtadas, que estavam em posse do investigado. Os animais estavam com brincos adulterados, pertencentes a bovinos mais velhos, o que indicava tentativa de mascarar sua real procedência. A falsificação foi confirmada por análise técnica da CIDASC.

A vítima reconheceu os animais como sendo de sua propriedade. Diante das provas, o homem recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação de semovente doméstico (art. 180-A do Código Penal) e falsificação de sinal público (art. 296, §1º, inciso II do Código Penal). As penas somadas podem ultrapassar nove anos de prisão.

O delegado Éder Matte, responsável pela operação, destacou a importância de ações como essa no combate ao crime no meio rural:

“Adquirir, transportar ou manter em sua propriedade animais de procedência duvidosa pode configurar crime de receptação. A Polícia Civil está vigilante para proteger o trabalho e o patrimônio dos produtores rurais.”

A operação “Pasto Seguro” é mais um exemplo de atuação eficaz da Polícia Civil no combate aos crimes patrimoniais que afetam diretamente os agricultores da região.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se