


O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do CyberGAECO, deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Broken Silence, que investiga a suspeita de crimes sexuais praticados contra crianças no Médio Vale catarinense.
Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, com o objetivo de coletar e preservar provas relacionadas à investigação em andamento. No local, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e mídias de armazenamento, que passarão por análise pericial especializada.
Segundo o MPSC, o procedimento investigativo já conta com depoimentos de vítimas e testemunhas, o que tem contribuído para o avanço das apurações. Os materiais apreendidos considerados relevantes serão encaminhados à Polícia Científica, responsável pela realização dos exames e emissão dos laudos periciais.
As evidências analisadas subsidiarão o prosseguimento das investigações conduzidas pelo GAECO. A operação recebeu o nome “Broken Silence”, que em tradução livre significa “silêncio quebrado”, em referência ao rompimento de um ciclo de crimes ocultos, trazidos à tona com o avanço das apurações.
O GAECO é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina e integrada por órgãos como a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Já o CyberGAECO atua de forma especializada no combate a crimes praticados em ambientes virtuais.











